Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2367
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarileneHerculanodeOliveira.pdf509,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte de incluir : desafios e possibilidades
Autor(es): Oliveira, Marilene Herculano de
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Marilene Herculano de. A arte de incluir: desafios e possibilidades. 2011. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A pesquisa teve por objetivo conhecer melhor o processo de inclusão, analisando na prática o direito dos alunos com necessidades educacionais especiais de frequentarem as turmas regulares e verificando as maiores dificuldades e anseios enfrentados pelos professores, pais e alunos. O presente trabalho é resultado do estudo realizado numa escola municipal de Ipatinga/MG. Essa instituição situa-se na periferia desse município, oferecendo o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Ela se destaca por atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, sendo polo no atendimento a alunos com deficiência visual. A pesquisa teve como interlocutores as autoras Maria Teresa Eglér Mantoan, Selma Inês Campbell e documentos legais que permeiam a educação inclusiva. Para realizar o estudo foi adotado o método qualitativo, tendo como instrumentos o questionário e a entrevista. A aplicação dos questionários foi realizada com os professores e entrevistas para pais, alunos e diretora da escola. Os dados coletados foram analisados tendo em vista os objetivos do trabalho. Os resultados demonstraram que é possível, apesar das dificuldades e desafios, incluir alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, atendendo assim aos anseios e expectativas da família e dos discentes. Nesse sentido, um caminho apontado pelos participantes da pesquisa, é a formação permanente dos professores, considerando que estes, são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho que visa a educação para todos. A efetivação da inclusão escolar é condição premente para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Portanto há um longo caminho a percorrer, pois existe ainda o preconceito e a discriminação, sendo que muitas pessoas não são respeitadas em suas singularidades e necessidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2367
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons