Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThaisDanieleLunaRodrigues_tcc.pdf897,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação profissional : uma análise sobre o orçamento dos Institutos Federais de Brasília
Autor(es): Rodrigues, Thaís Daniele Luna
Orientador(es): Teixeira, Sandra Oliveira
Assunto: Ensino profissional
Instituto Federal de Brasília (IFB)
Ensino técnico
Educação e Estado
Data de apresentação: 20-Dez-2016
Data de publicação: 17-Abr-2020
Referência: RODRIGUES, Thaís Daniele Luna. A educação profissional: uma análise sobre o orçamento dos Institutos Federais de Brasília. 2016. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo problematizar as tendências do gasto da educação profissional no Brasil e a concepção de educação profissional no pós 1990, indicando a partir de 2007 os gastos do governo com a educação profissional. Após analisar a concepção da educação profissional, o estudo segue em uma perspectiva histórica com o propósito de destacar os momentos de maior relevância para a Educação Profissional, a qual tomou fôlego a partir do governo Lula da Silva e continuou na gestão da Presidenta Dilma Rousseff. Em seguida elucido como o orçamento é uma peça de cunho social e primordial para o estudo dos direitos sociais, sendo assim é realizado o mapeamento dos gastos do governo do Partido dos Trabalhadores no período de 2007 a 2015, com enfoque em problematizar as áreas que tiveram menor investimento, e as que foram mais priorizadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons