Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Riane Natália Soares | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcelo Pereira dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcelo Pereira dos. A inclusão escolar de alunos cadeirantes: uma questão de acessibilidade. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Assegurar, na prática, o direito de todo e qualquer cidadão brasileiro a uma educação de qualidade é um grande desafio para toda a sociedade brasileira. Neste contexto, o presente estudo procurou abordar a temática da acessibilidade arquitetônica, como indispensável para a construção de uma escola efetivamente inclusiva para os alunos com deficiência física, que fazem uso de cadeiras de rodas. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em escola pública regular do município de Alexânia – GO, por meio da aplicação de entrevistas a 17 profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores e diretor. Os resultados apontam para a necessidade de se operacionalizar, na prática, as adaptações arquitetônicas que garantam acessibilidade a todos os alunos cadeirantes que estudam na referida escola, garantindo a eles e a todos os que ainda virão uma educação menos excludente e com a qualidade merecida e necessária. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência física | en |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | en |
dc.title | A inclusão escolar de alunos cadeirantes : uma questão de acessibilidade | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-10T11:24:39Z | - |
dc.date.available | 2012-01-10T11:24:39Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-10T11:24:39Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2365 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2365 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|