Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarceloPereiradosSantos.pdf315,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVasconcelos, Riane Natália Soares-
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Pereira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Pereira dos. A inclusão escolar de alunos cadeirantes: uma questão de acessibilidade. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractAssegurar, na prática, o direito de todo e qualquer cidadão brasileiro a uma educação de qualidade é um grande desafio para toda a sociedade brasileira. Neste contexto, o presente estudo procurou abordar a temática da acessibilidade arquitetônica, como indispensável para a construção de uma escola efetivamente inclusiva para os alunos com deficiência física, que fazem uso de cadeiras de rodas. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em escola pública regular do município de Alexânia – GO, por meio da aplicação de entrevistas a 17 profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores e diretor. Os resultados apontam para a necessidade de se operacionalizar, na prática, as adaptações arquitetônicas que garantam acessibilidade a todos os alunos cadeirantes que estudam na referida escola, garantindo a eles e a todos os que ainda virão uma educação menos excludente e com a qualidade merecida e necessária.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência físicaen
dc.subject.keywordAcessibilidadeen
dc.titleA inclusão escolar de alunos cadeirantes : uma questão de acessibilidadeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T11:24:39Z-
dc.date.available2012-01-10T11:24:39Z-
dc.date.issued2012-01-10T11:24:39Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2365-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2365pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons