Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasLuanAraujoBarbosa_tcc.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e estimativa de desempenho/qualidade de um mixer upconverter para um transceptor ZigBee utilizando transistores de efeito de campo de nanotubos de carbono
Autor(es): Barbosa, Lucas Luan Araújo
Orientador(es): Amaral, Wellington Avelino do
Assunto: ZigBee
Transistores
Nanotubos de carbono
Radiofrequência
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 17-Abr-2020
Referência: BARBOSA, Lucas Luan Araújo. Projeto e estimativa de desempenho/qualidade de um mixer upconverter para um transceptor ZigBee utilizando transistores de efeito de campo de nanotubos de carbono. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Dispositivos RF (Radiofrequência) fazem parte do mercado em expansão de IoT (internet das coisas) em que padrões de comunicação sem fio são essenciais. O padrão Zigbee/IEEE 802.15.4 define um conjunto de protocolos de comunicação sem fio de curto alcance, operando na banda de frequência de 2.4GHz a uma taxa máxima de dados de 250 Kbps, oferecendo soluções mais econômicas, confiáveis e de baixa potência em aplicações de IoT. Este trabalho compreende no desenvolvimento de um mixer upconverter com tecnologia baseada em nanotubos de carbono para transceptores RF que utilizam o padrão de comunicação ZigBee. A metodologia empregada para o projeto foi a top-down, utilizando o modelo CCAM descrito em Verilog-A no desenvolvimento do mixer. O modelo CCAM apresentou um empecilho com relação a seu grande número de parâmetros elétricos que devem ser alterados ao modificar-se os parâmetros físicos. Realizando um estudo de quão poluído com nanotubos metálicos o CNTFET pode ser para atingir as especificações do mixer upconversion, afirma-se que é garantido atingir linearidade, potência dissipada e ganho de conversão variando de 0% de nanotubos metálicos até uma pureza de 0.5%. Ao aumentar as frações metálicas para 0.8%, já não é garantido a linearidade do mixer.
Abstract: The IoT market is growing faster and the necessity of wireless protocols optimized for this application is mandatory. The Zigbee/IEEE 802.15.4 protocol define a group of specifications for short range communication in the 2.4GHz band, in a maximum data rate of 250 Kbps, offering an economic, reliable and low power solution for IoT applications. The present work describes the design of an upconverter mixer for a Zigbee transceiver. The circuit was developed using a technology based on carbon nanotube field-effect transistors (CNTFets). The project followed the top-down methodology principles and the transistors were modeled using a verilog-A description named CCAM. The main study conducted was focused on finding the limit of metallic tubes the transistors can have, and still achieve the zigbee protocol specifications.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Eletrônica, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons