Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Aguiar, Carla Silva Rocha | - |
dc.contributor.author | Almeida, Luciano Henrique Nunes de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Luciano Henrique Nunes de. Imersão em realidade virtual através de um jogo RPG. 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Eletrônica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Realidade Virtual, desde sua criação na década de 60, tem se tornado cada dia mais acessível. O que tornou isto possível foram os avanços tecnológicos das áreas da Ciência da Computação e a diminuição do custo de produção de equipamentos necessários para a reprodução dessas mídias. Com a ascensão e popularização dos smartphones na última década, verificou-se também que eles são excelentes ferramentas para a utilização da Realidade Virtual. Contudo, apesar de haver um investimento baixo em se tratando de Realidade Virtual em aparelhos móveis, a qualidade da reprodução tende a não ser tão realista, impactando diretamente n a imersão do usuário. Por conta disso, este trabalho tem como objetivo medir a imersão em um ambiente de jogo eletrônico através de um conjunto de celulares smartphones e usando um Head-Mounted Display de baixo custo para ajudar a renderizar um mundo virtual para o jogador. Para checar essa hipótese, um protótipo de um jogo de Role Playing Game foi desenvolvido e os jogadores desta demonstração foram submetidos à um questionário para analisar os seus níveis de imersão após uma sessão de jogo. Os resultados analisados corroboraram a hipótese, mostrando que os jogadores conseguiram alcançar o primeiro nível de imersão, chamado engajamento, bem como o segundo nível, denominado envolvimento. Além disso, os dados coletados revelam que a maioria dos usuários avaliados sentiram-se presentes no mundo virtual do jogo por diversas vezes, do mesmo modo que a maioria deles acha que o conjunto de equipamentos mostrou-se uma boa alternativa para o uso em um jogo interativo em Realidade Virtual de baixo orçamento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Role Playing Game (RPG) | pt_BR |
dc.title | Imersão em realidade virtual através de um jogo RPG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T23:29:22Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T23:29:22Z | - |
dc.date.submitted | 2019-03-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23630 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Virtual Reality, since its creation in 60s, has become more and more accessible. What made this possible was the technological advancements in the Computer Science are a and the decrease of the production cost of the necessary equipment to reproduce these medias. With the rise and popularization of the smartphones in the last decade, it was verified also that they are excelent tools to the use of Virtual Reality. However, althought there is a low investment in dealing with Virtual Reality in mobile gadget, the quality of the reproduction tends not to be so realistic, impacting directly in the user immersion. Because of this, this work aims to measure the immersion in a electronic game environment through a set of smartphones and using a low budget Head-Mounted Display to help to render a virtual world to the player. To check this hypothesis, a prototype of a Role Playing Game was developed and the players of this demonstration were submmited to a questionnaire to verify the obtained levels of immersion in a game session. The analysed results corroborates the hypothesis, showing that the players managed to achieve the first immersion level, called engagement, as well as these cond level, denominated involvement. Besides that, the collected data reveals that the majority of the evaluated users felt present in the game’s virtual world several times, in the same way that most of them think that the equipment set proved to be a good alternative to use in an interactive low budget Virtual Reality game. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Eletrônica
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