Título: | Estudo sobre a importância do jogo na aprendizagem de crianças surdas |
Autor(es): | Arantes, Maria Beatriz Felipe Nogueira de Almeida |
Orientador(es): | Vieira, Adriano José Hertzog |
Assunto: | Surdos - educação Educação inclusiva Atividades lúdicas Jogos educativos Desenvolvimento humano Aprendizagem |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 10-Jan-2012 |
Referência: | ARANTES, Maria Beatriz Felipe Nogueira de Almeida. Estudo sobre a importância do jogo na aprendizagem de crianças surdas. 2011. 56 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo enfoca questões atuais sobre a proposta de se usar a ludicidade, através de jogos, para fomentar o ensino-aprendizagem em crianças surdas. Para isso, vai refletir e questionar sobre a atual conjuntura de questões relativas à inclusão dos surdos. As temáticas mais importantes são o desenvolvimento humano, social e cognitivo, a inclusão, sob a ótica de toda uma legislação em vigor no país e a importância da cooperação familiar no amparo à criança surda em idade escolar. A contribuição dessas reflexões possibilita reelaborar questões sobre a contribuição da atitude lúdicopedagógica que se pretende para a pessoa surda, quanto ao grau de acesso ao conhecimento, sem pretender uma resposta pronta e definitiva. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2362 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|