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Título: Protocolo de reabilitação vestibular envolvendo jogos de realidade virtual com Nintendo Wii : série de casos
Outros títulos: Vestibular rehabilitation protocol for virtual reality games with Nintendo Wii : case series
Autor(es): Rocha, Brenda de Assunção
Orientador(es): Paz, Leonardo Petrus da Silva
Assunto: Realidade virtual
Pacientes
Jogos eletrônicos
Reabilitação
Equilíbrio postural
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 13-Abr-2020
Referência: ROCHA, Brenda de Assunção. Protocolo de reabilitação vestibular envolvendo jogos de realidade virtual com Nintendo Wii: série de casos. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: Entende-se por vestibulopatia qualquer desordem no sistema vestibular periférico ou central. Tais desordens ocasionam conflito sensorial, dando origem à vertigem/tontura, que consequentemente pode afetar o equilíbrio corporal e a qualidade de vida. Objetivo: Verificar a efetividade de um protocolo adaptado para a melhora da sintomatologia, equilíbrio e capacidade funcional de pacientes com distúrbio vestibular unilateral. Materiais e métodos: Realização de 16 sessões de reabilitação vestibular com uso de realidade virtual (Nintendo Wii), com duração de 30 minutos e frequência de duas vezes semanal. Participaram da pesquisa quatro pacientes com diagnóstico de hipofunção vestibular unilateral que foram submetidos a uma avaliação pré intervenção e pós intervenção. Foram utilizados como instrumento de avaliação o questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI) e os testes Dynamic Gait Index(DGI), Quociente de Sensibilidade Motora (QSM), Short Physical Performance Battery(SPPB) e Teste de Caminhada de Seis Metros (TCM 6). A análise estatística foi realizada através do teste de normalidade Shapiro- Wilk,e a correlação entre a pontuação dos jogos com o teste de caminhada foi analisada através do Teste de Pearson. Resultados: Houve melhora na sintomatologia, principalmente nos testes DHI, DGI e QSM, mas não houve correlação estatisticamente significativa entre a pontuação dos jogos e o teste de caminhada de seis metros. Conclusão: Há melhora no impacto da tontura e na sintomatologia de pacientes cronicamente afetados após a realização de um protocolo de realidade virtual com frequência semanal reduzida.
Abstract: Introduction: Vestibular disease is understood as any disorder in the peripheral or central vestibular system. Such disorders cause sensory conflict, leading to vertigo/dizziness, which can consequently affect body balance and quality of life. Objective: Verify the effectiveness of a protocol adapted to improve symptomatology, balance and functional capacity of patients with unilateral vestibular disorder. Materials and methods: Conducting 16 sessions of vestibular rehabilitation using virtual reality (Nintendo Wii), with duration of 30 minutes, twice a week. Four patients with a diagnosis of unilateral vestibular hypofunction who underwent a pre-intervention and post-intervention evaluation participated in the study. The Dizziness Handicap Inventory (DHI) questionnaire and the Dynamic Gait Index (DGI), Motor Sensitivity Quotient (MSQ), Short Physical Performance Battery (SPPB) and Six-meter Walk Test. Tests were used as an evaluation tool. Statistical analysis was performed using the Shapiro-Wilk normality test, and the correlation between the scores of the games with the walking test was analyzed through the Pearson test. Results: There was an improvement in the symptoms, particularly in DHI, DGI and MSQ tests, but there was no statistically significant correlation between the scores of games and six-meter walking test. Conclusion: There is an improvement in the impact of dizziness and in the symptomatology of chronically affected patients after performing a virtual reality protocol with reduced weekly frequency.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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