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dc.contributor.advisorBritto, Clovis Carvalho-
dc.contributor.authorMacari, Maya Moreno-
dc.identifier.citationMACARI, Maya Moreno. Entre a museologia crítica e a pós-crítica: uma proposta metodológica para a formação de público na Casa da Cultura da América Latina. 2019. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte de uma inquietação acerca dos fatores que potencialmente podem transformar o espaço museológico a partir de uma abordagem crítica e póscrítica. Para isso, seu objetivo é contribuir com o campo de pesquisa, sobre a formação de público em instituições museológicas, por meio de ações que incluam setores da sociedade que costumam estar à margem dos museus. Desse modo, o trabalho visa analisar os potenciais fatores que tornam a Casa da Cultura da América Latina um possível museu distribuído e uma eventual desenvolvedora de ações educativas extramuros e de transmediações. Além disso, propõe uma metodologia para este fim, a partir da construção de um paralelo entre as metodologias aplicadas na pesquisa da Tate Encounters, da Tate Britain, e na Pinacoteca de São Paulo. Ela possui abordagem mista, no que se refere à coleta de dados, por meio de pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas e a elaboração de uma proposta metodológica, que tem como fim a formação de públicos. Ao final do estudo, observou se que a aplicação de uma metodologia com abordagem crítica ou pós-crítica só é possível e eficaz quando a própria instituição museológica se entende como tal, em todas as suas instâncias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseologiapt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.titleEntre a museologia crítica e a pós-crítica : uma proposta metodológica para a formação de público na Casa da Cultura da América Latinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T18:59:52Z-
dc.date.available2020-04-03T18:59:52Z-
dc.date.submitted2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23600-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research is based on a concern about the factors that can potentially transform a space into a critical and, as soon as, post-critical museum. To this end, its objective is to contribute to the field of research, on the formation of the public in museological institutions, through actions that include sectors of society that are usually on the margins of museums. Thus, the work aims to analyze the potential factors that make the Casa da Cultura da América Latina a possible distributed museum and a possible developer of educational actions outside walls and transmediations. In addition, it proposes a methodology for this purpose, by means of the construction of a parallel between the methodologies applied in the research of Tate Encounters, Tate Britain, and Pinacoteca de São Paulo. It has a mixed approach, as regards data collection, through bibliographical research, interviews and preparation of a methodological proposal, whose purpose is the formation of audiences. At the end of the study, it was observed that the application of a methodology with a critical or post-critical approach is only possible and effective when the museological institution itself is understood as such in all its instances.pt_BR
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