Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusSilveiraFurtado_tcc.pdf3,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma Idade Média exposta
Autor(es): Furtado, Matheus Silveira
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Idade Média
Acervo documental
Imaginário
Museologia
Data de apresentação: 13-Mar-2019
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: FURTADO, Matheus Silveira. Uma Idade Média exposta. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Idade Média é uma invenção. Concepções e conceitos de um tempo, pensados por outro, são o que constituem o imaginário acerca dela. Quando representada, a Era Medieval trata-se de fruto e espelho do tempo que a significou. No renascimento, no romantismo, no neogótico, no realismo e o mesmo acontece na contemporaneidade. Cada área se torna uma lupa para perceber esses conceitos, e como esse tempo foi ressignificado. De que forma ocorre essa representação da Idade Média, em instituições museológicas brasileiras? Observando desde seu acervo, analisando diretamente seus objetos, passando pela disposição deles durante uma exposição, até a análise do possível discurso curatorial que é realizado pelos museus, quando se abordam e exibem os objetos do medievo. No caso, o Museu de Armas do Instituto Ricardo Brennand, apresenta uma narrativa temática, (a partir de objetos ditos medievais), com certo teor de exotismo e fascínio, mas em geral contextualiza o Medievo de maneira simplista e monotônica. Como um objeto, instituição ou exposição contam uma história, e o modo como se desenvolve um discurso a partir dele, são algumas das preocupações reais que se caracterizam quando historiadores e museólogos fazem análises do passado, expresso por esses fragmentos. No que tange ao papel dos textos curatoriais, e da forma de exposição de tais objetos, ditos medievais, há ainda um enorme campo a ser descoberto.
Abstract: The Middle Ages are an invention. The Ricardo Brennand Institute uses exhibition objects, that references the period, with a certain exotic value, but in general creates a simpler and monotonic context. How this “medieval representation”, in the Brazilian museology institute, is created? As we observe its collections, doing a direct analyses over its objects, or by passing throw their dispositions during an exposition, a curatorial speech analyses can also be done. As an object tells a story, it allows a narrative line. Those tow subjects concern real questions that troubles historians and museum professionals when both decide to research the past, however, as we focus on curatorial speech about the Middle Ages, and its relations to the exhibitions, discovers about this specific kind of object, in Brazil, are yet to be made.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons