Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Kim Rafael Lima Carvalho Teixeira de | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Kim Rafael Lima Carvalho Teixeira de. A destinação de xilogravuras de Gilvan Samico ao Museu da Chácara do Céu em 2016 como ferramenta coibitiva ao tráfico ilícito de bens culturais. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um procedimento que já era realizado pela Receita Federal do Brasil, mas recentemente foi regulamentado por meio de uma nova lei: a destinação de bens culturais apreendidos a instituições museológicas. Apresenta um panorama internacional sobre a pilhagem e o tráfico ilícito de bens culturais, buscando compreender quando e como foi formado o pensamento mundial em prol da importância de se preservar o patrimônio cultural (conjunto de bens culturais) das nações e coloca a destinação de bens culturais apreendidos como uma ferramenta que atua contra o tráfico ilícito de bens culturais, por conceder a museus bens que possuíam futuro incerto, mas que nessas instituições poderão ser expostos ao público e testemunhar, no seu território de origem, sobre a identidade e a memória de um grupo formador da sociedade brasileira. É utilizado, como estudo de caso, a destinação de obras de Gilvan Samico, grande gravurista nordestino, ao Museu da Chácara do Céu, no Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural - proteção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tráfico de bens culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | A destinação de xilogravuras de Gilvan Samico ao Museu da Chácara do Céu em 2016 como ferramenta coibitiva ao tráfico ilícito de bens culturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T12:58:17Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T12:58:17Z | - |
dc.date.submitted | 2019-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23584 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents a procedure already fulfilled by the Federal Revenue of Brazil, but which was recently regulated through a new law: the assignment of seized cultural goods to museological institutions. It presents an international panorama on the looting and illicit trafficking of cultural goods, trying to comprehend when and how was formed the international reasoning about the importance of preserving the cultural heritage (set of cultural goods) of the nations; and it places the assignment of seized cultural goods as an active tool against illicit trafficking of cultural goods, once it grants museums objects that had uncertain future, but which, in these institutions, can be displayed to the public and testify in their home territory of the identity and memory of a formative group of Brazilian society. It is stated, as a case study, the assignment of works by Gilvan Samico, a great Northeastern engraver, to the Chácara do Céu Museum in Rio de Janeiro. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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