Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IraniAparecidaMuller.pdf365,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Lílian Meire de Oliveira-
dc.contributor.authorMuller, Irani Aparecida-
dc.identifier.citationMULLER, Irani Aparecida. “Discalculia”: uma dificuldade na aprendizagem matemática. 2011. 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de pesquisar junto aos professores das séries iniciais, do 1º e 2º Ano, suas percepções acerca de fatores associados ao insucesso dos alunos relacionados à capacidade de resolver problemas matemáticos e de habilidades envolvendo cálculos. O tema pesquisado se justifica através de observações verificadas ao longo de minha trajetória como Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino Região de Itapetininga e, mais precisamente atuando na formação de Professores das séries iniciais na área de Matemática. Vivenciando o processo de ensino e de aprendizagem, constatei muitas limitações na construção do conhecimento matemático por parte dos professores. A convivência com esses alunos suscitou questionamentos e reflexões a respeito de que conhecimentos os professores dispõe sobre a Discalculia, tendo em vista que esta é a menos conhecida desordem de aprendizagem e assim não é reconhecida frequentemente. Com os dados desta pesquisa, percebeu-se que poucos professores e escolas estão preparados para lidar com alunos com este tipo de problema. Espera-se que com este conhecimento possamos repassar mais informações sobre este problema de aprendizagem, assim como, tenhamos mais atenção para que seja realizado um diagnóstico e atendimento mais precisos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.title“Discalculia” : uma dificuldade na aprendizagem matemáticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T10:41:45Z-
dc.date.available2012-01-10T10:41:45Z-
dc.date.issued2012-01-10T10:41:45Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2357-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2357pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons