Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AparecidadeFatimadeSouzaBorges.pdf472,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBatista, Anelice da Silva-
dc.contributor.authorBorges, Aparecida de Fátima de Souza-
dc.identifier.citationBORGES, Aparecida de Fátima de Souza. Inclusão de alunos com déficit intelectual na rede regular de ensino do Estado de Goiás. 2011. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo apresenta o tema da inclusão dos alunos com déficit intelectual (DI) na rede regular de ensino, tendo como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores diante da inclusão desses alunos na rede regular de ensino do estado de Goiás. Além disso, procura-se analisar a evolução da Educação Especial e da Educação Inclusiva, desvelando sua trajetória no Brasil e sua implantação no estado de Goiás; conhecer o papel do professor no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino e identificar os desafios inerentes ao processo de inclusão do aluno com déficit intelectual (DI) em escola municipal de Águas Lindas de Goiás/GO que, sendo uma cidade de fundação recente, não participou do processo de implantação da Educação Inclusiva no estado de Goiás, no final da década de 1990. O estudo apresenta inicialmente, em termos metodológicos, uma pesquisa bibliográfica, com destaque para os pesquisadores que procuram analisar o programa goiano de Educação Inclusiva sob uma óptica local, traçando sua trajetória, contradições e desafios. Em segundo lugar, apresenta-se uma pesquisa empírica, realizada em escola municipal de Águas Lindas de Goiás/GO, com oito professoras do ensino regular, para conhecer como realizam o atendimento educacional ao aluno com déficit intelectual, sua formação, suas angústias e desafios e também suas expectativas. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários, cujas respostas foram dispostas em categorias, com análise de conteúdo sobre o que disseram as professoras, confrontada com a fundamentação teórica, principalmente na análise dos pesquisadores goianos sobre a Educação Inclusiva no estado. Dessa forma, o estudo proporcionou o aumento do conhecimento sobre o trabalho com esses alunos, que será repassado aos professores, por meio do trabalho como itinerante de recursos na cidade de Águas Lindas de Goiás/GO.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência intelectual - educaçãoen
dc.titleInclusão de alunos com déficit intelectual na rede regular de ensino do Estado de Goiásen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T10:28:41Z-
dc.date.available2012-01-10T10:28:41Z-
dc.date.issued2012-01-10T10:28:41Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2355-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study presents the issue of inclusion of students with intellectual deficit (DI) in the regular education system, aiming at analyzing the challenges faced by teachers of these students' inclusion in regular education in the state of Goiás. In addition, demand to analyze the evolution of Special Education and Included Education, unveiling his career in Brazil and its implantation in Goiás state, to know the teacher's role in the process of inclusion of students with special needs in regular education system and identify the challenges the process of inclusion of students with intellectual deficit (DI) in municipal school in Águas Lindas de Goiás/GO, which, being a city of recent foundation, not involved in the process of implementing the Included Education in the state of Goiás, in the late 1990. The study presented initially in terms of methodology, a literature search, especially for researchers seeking to analyze the state program of Included Education from a local perspective, tracing it‟s history, contradictions and challenges. Secondly, it presents an empirical research conducted in the municipal school of Águas Lindas de Goiás/GO, with eight regular education teachers, to learn how to perform educational services to students with intellectual impairment, their training, their troubles and challenges and also their expectations. The research was conducted through questionnaires and their responses were arranged in categories, with content analysis on what the teachers said, when confronted with the theoretical foundation, especially in view of the researchers on Included Education of Goiás state. Thus, the study provided increased knowledge about working with these students, which will be passed on to teachers through their work as itinerant resource in the town of Águas Lindas de Goias/GO.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2355pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons