Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaSaleteLemeAntunes.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorreia, Vasti Gonçalves de Paula-
dc.contributor.authorAntunes, Maria Salete Leme-
dc.identifier.citationANTUNES, Maria Salete Leme. A importância do professor na construção de uma escola inclusiva. 2011. 91 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo apresentar e discutir as possibilidades de resgate do professor para que este direcione um novo olhar para a educação inclusiva, mostrando-lhe como trabalhar com o novo, especialmente com alunos com necessidades educativas especiais. Assim, esboçamos alguns aspectos importantes em relação ao processo ensino-aprendizagem dos alunos no espaço escolar, chamado de escola inclusiva. A metodologia utilizada para este estudo foi qualitativa realizada por meio de questionários direcionados aos professores com o intuito de mostrar a sua importância na construção de uma escola inclusiva, através de pesquisa com autores que tratam do tema inclusão como a Profª Maria Salete Fabio Aranha e Vitor da Fonseca que descreve de maneira otimista. Na primeira parte deste trabalho busco, através de pesquisa bibliográfica, embasar o professor para acolher as necessidades educativas especiais e as deficiências, apontando maneiras para operar e compreender a inclusão como riqueza de diversidade a serem trabalhadas. Depois trago os resultados da pesquisa de campo, apontando uma realidade já conhecida de abandono e desinformação acadêmica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes com deficiênciaen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.titleA importância do professor na construção de uma escola inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T10:25:25Z-
dc.date.available2012-01-10T10:25:25Z-
dc.date.issued2012-01-10T10:25:25Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2354-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2354pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons