Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CristianeAparecidaMachadodePaula.pdf529,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções de conhecimento sobre deficiência auditiva em um grupo de professores do ensino fundamental
Autor(es): Paula, Cristiane Aparecida Machado de
Orientador(es): Gomes, Valícia Ferreira
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: PAULA, Cristiane Aparecida Machado de. Percepções de conhecimento sobre deficiência auditiva em um grupo de professores do ensino fundamental. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar o grau de conhecimento que os professores de classes regulares de ensino têm sobre deficiência auditiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com dez professores de educação fundamental da rede municipal da cidade de Itapetininga (SP). Foram selecionados dois professores de 1º ano, dois profissionais do 2º ano, dois do 3º ano, dois do 4º ano e dois docentes do 5º ano. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo dez perguntas semi-abertas, o qual foi analisado e interpretado posteriormente. Sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiência em classe regular de ensino, 60% dos professores consultados afirmaram já ter tido ou ter atualmente um aluno com deficiência auditiva em sua classe, sendo que apenas 30% dos mesmos afirmaram já ter passado por um treinamento sobre o assunto. Em relação à deficiência auditiva, os professores souberam identificar corretamente algumas de suas causas e apontaram corretamente a função dos aparelhos auditivos. Tiveram dificuldade em caracterizar e classificar seus diferentes tipos e graus e em apontar outros equipamentos, além dos aparelhos auditivos, para auxiliar a criança com perda de audição. Demonstraram ainda, certa inabilidade em descrever as dificuldades apresentadas pela criança deficiente auditiva, enfatizando principalmente a comunicação e deixando de lado outros itens relevantes. Por meio desta pesquisa foi possível concluir que os professores, de modo geral, têm um nível de conhecimento superficial sobre o assunto e que, portanto, cursos de capacitação em relação às implicações e necessidades provenientes da deficiência auditiva são necessários.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons