Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GizeleRodriguesSoares.pdf737,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como tem sido o processo inclusivo de alunos com deficiência em uma escola municipal de Valparaíso de Goiás?
Autor(es): Soares, Gizele Rodrigues
Orientador(es): Vieira, Adriano José Hertzog
Assunto: Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Educação especial
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SOARES, Gizele Rodrigues. Como tem sido o processo inclusivo de alunos com deficiência em uma escola municipal de Valparaíso de Goiás? 2011. 78 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia investiga como tem sido o processo inclusivo de alunos com deficiência em uma Escola Municipal de Valparaíso de Goiás. Realizei uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante, a análise documental, gravações em áudio e entrevistas abertas e semi-estruturadas. A monografia aborda cinco áreas temáticas: as concepções de deficiência; marcos histórico e normativo; o discurso político sobre inclusão; o professor e sua formação; o desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais. O estudo revelou não só as contradições, mas a complexidade do processo de inclusão vivido na e pela escola, particularmente no âmbito das práticas curriculares dirigidas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. A pesquisa mostrou que um dos maiores obstáculos para atender adequadamente esses alunos em sala de aula comum continua sendo a falta de conhecimentos dos professores. Os dados revelaram que as práticas proporcionavam, em grande medida, apenas conhecimentos elementares como recortar, colar, pintar, copiar, etc. A alfabetização (aquisição da leitura e da escrita) dos alunos com deficiência, principalmente a deficiência mental foi, ao longo da pesquisa, apontada como uma das maiores preocupações dos professores. Em síntese, o trabalho mostra que, apesar das mudanças e redefinições políticas ocorridas desde a década de noventa com base nos princípios da inclusão, as práticas curriculares destinadas para os alunos com deficiência não promoveram mudanças significativas nas oportunidades e na qualidade dos programas educacionais públicos destinados para essas pessoas. Em outros termos, apesar do comprometimento das professoras, esses sujeitos continuam, em sua maioria, excluídos dos conhecimentos científicos proporcionados pelas escolas. Desse ponto de vista, as histórias das pessoas com deficiência vêm se repetindo ao longo do tempo. Além disso, a pesquisa mostrou que os alunos não-deficientes, em grande medida, também não têm acesso ao conhecimento escolar, o que confirma as estatísticas oficiais sobre a não-aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileiras.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons