Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2351
Título: | Alfabetização da criança surda no ensino fundamental numa perspectiva bilíngüe |
Autor(es): | Oliveira, Maria de Fátima do Nascimento |
Orientador(es): | Gomes, Valícia Ferreira |
Assunto: | Surdos - educação Alfabetização Língua brasileira de sinais Surdez |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 10-Jan-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Maria de Fátima do Nascimento. Alfabetização da criança surda no ensino fundamental numa perspectiva bilíngüe. 2011. 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A intencionalidade deste trabalho foi pesquisar como se realiza a alfabetização de nossas crianças surdas numa perspectiva bilíngue e como a inclusão desses alunos acontece no ensino regular nas escolas públicas do Estado e do Município. O desenvolvimento da pesquisa e a fundamentação teórica procuram esclarecer como se dá a alfabetização do surdo e como a deficiência auditiva tem sido tratada ao longo da história da inclusão nas escolas, como está sendo a proposta de trabalho pedagógico, as adaptações curriculares para que aconteça a inclusão dos mesmos e de forma efetiva na comunidade. A fundamentação teórica possibilitou detectar o verdadeiro trabalho existente entre a inclusão escolar e o pedagógico da sala de aula. Depois da verificação, observação e registro dos pontos importantes do processo ensino-aprendizagem nas escolas pesquisadas, se fez urgente a necessidade de uma reflexão sobre o posicionamento por parte dos gestores e organizadores da política de atendimento à inclusão do deficiente auditivo. A verificação da qualidade da formação dos professores e tradutores de LIBRAS nas salas de aula com surdos incluídos, a instrumentalização das escolas com materiais apropriados e direcionados aos professores das salas regulares, a fim de organizarem aulas de qualidade, fez parte da pesquisa. Este estudo comprova que sem o devido respaldo a inclusão não será real, não acontecerá, nem preparará o aluno surdo para conviver de forma igualitária e justa na sociedade, já que a Educação é a forma mais justa para se chegar à igualdade social. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2351 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons