Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizFerreiraDeJesus_tcc.pdf637 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da expressão diferencial de genes associados a pluripotência em câncer de mama em cadelas
Autor(es): Jesus, Beatriz Ferreira de
Orientador(es): Motoyama, Andréa Barretto
Assunto: Tumores em animais
Mamas - câncer - animais
Cão - doenças
Marcadores moleculares
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 28-Mar-2020
Referência: JESUS, Beatriz Ferreira de. Estudo da expressão diferencial de genes associados a pluripotência em câncer de mama em cadelas. 2018. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Tumor de mama é o câncer mais frequente em cadelas; não há relação conhecida de incidência com raça e são afetados principalmente animais senis e os não castrados antes do primeiro cio. Devido às muitas semelhanças entre as características clínicas e no processo tumorigênico, cães podem ser utilizados como um modelo para a avaliação de tumores de mama humanos. Nesse sentido, existem alguns genes relacionados à pluripotência cuja ação é putativamente tumorigênica. A expressão de alguns desses genes– NOTCH3, MYC, TROP2 e a molécula de adesão epitelial, EpCAM, e suas associações com os diferentes tipos histológicos foi analisada pela técnica de RT-PCR convencional. O presente trabalho mostrou que diferentes carcinomas mamários caninos possuem expressão desses genes que são encontrados no câncer de mama humano, porém não foi possível observar uma correlação da expressão desses genes com os tipos e subtipos de carcinomas encontrados nas amostras caninas, sendo necessários mais estudos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons