Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_InacioAntonioAthaydeOliveira.pdf500,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de ensino e aprendizado de matemática para estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva na rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Inácio Antônio Athayde
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Surdos - educação
Matemática - estudo e ensino
Educação inclusiva
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Inácio Antônio Athayde. O processo de ensino e aprendizado de matemática para estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva na rede pública do Distrito Federal. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar é uma conquista que vem sendo construída a cada dia. Quando nos deparamos com a inclusão de estudantes surdos no sistema de ensino regular, o tema demonstra ser bastante polêmico, o que implica na necessidade de se realizar estudos mais aprofundados que permitam a conquista de melhorias e mais qualidade do atendimento educacional oferecido a esses alunos. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar o processo de ensino e aprendizagem de matemática por alunos surdos participantes do sistema de ensino fundamental do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos a partir da análise de observações registradas com anotações em diário de campo e gravações em áudio de entrevistas realizadas com o professor regente em Matemática, a professora intérprete, a professora da sala de recursos e dois casais de estudantes: ouvinte e surdos. A partir das informações coletadas, constatou-se que a rede regular de ensino ainda não demonstra estar preparada para lidar com pessoas surdas por diversos motivos. Entre os motivos identificados nesse estudo destacamos: a carência de recursos das escolas e a falta de preparo dos professores que ainda têm dificuldades para trabalhar com esse público e acabam por não desenvolver práticas e estratégias pedagógicas que atendam as necessidades educacionais desses estudantes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons