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https://bdm.unb.br/handle/10483/2348
Título: | O processo de ensino e aprendizado de matemática para estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva na rede pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Inácio Antônio Athayde |
Orientador(es): | Pinto, Viviane Fernandes Faria |
Assunto: | Surdos - educação Matemática - estudo e ensino Educação inclusiva |
Data de apresentação: | Abr-2011 |
Data de publicação: | 10-Jan-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Inácio Antônio Athayde. O processo de ensino e aprendizado de matemática para estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva na rede pública do Distrito Federal. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar é uma conquista que vem sendo construída a cada dia. Quando nos deparamos com a inclusão de estudantes surdos no sistema de ensino regular, o tema demonstra ser bastante polêmico, o que implica na necessidade de se realizar estudos mais aprofundados que permitam a conquista de melhorias e mais qualidade do atendimento educacional oferecido a esses alunos. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar o processo de ensino e aprendizagem de matemática por alunos surdos participantes do sistema de ensino fundamental do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos a partir da análise de observações registradas com anotações em diário de campo e gravações em áudio de entrevistas realizadas com o professor regente em Matemática, a professora intérprete, a professora da sala de recursos e dois casais de estudantes: ouvinte e surdos. A partir das informações coletadas, constatou-se que a rede regular de ensino ainda não demonstra estar preparada para lidar com pessoas surdas por diversos motivos. Entre os motivos identificados nesse estudo destacamos: a carência de recursos das escolas e a falta de preparo dos professores que ainda têm dificuldades para trabalhar com esse público e acabam por não desenvolver práticas e estratégias pedagógicas que atendam as necessidades educacionais desses estudantes. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2348 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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