Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdrianneSoares_LorranyEmerick_tcc.pdf899,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre constipação funcional e síndrome da bexiga hiperativa : uma revisão sistemática
Autor(es): Soares, Adrianne Alves
Oliveira, Lorrany Emerick de
Orientador(es): Alves, Aline Teixeira
Assunto: Constipação
Urina - incontinência
Aparelho urinário - doenças
Bexiga - doenças
Prisão de ventre
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 28-Mar-2020
Referência: SOARES, Adrianne Alves; OLIVEIRA, Lorrany Emerick de. Relação entre constipação funcional e síndrome da bexiga hiperativa: uma revisão sistemática. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A complexa relação entre as funções da bexiga e intestino apresentam implicações para o tratamento das desordens pélvicas. Essa revisão sistemática discute a relação entre a síndrome da bexiga hiperativa e a constipação funcional e suas implicações para o manejo da coexistencia desses dois sintomas. Metodologia: A buscafoi realizada na base de dados Pubmed e incluiu artigos de 1999 a 2018, nos idiomas inglês e espanhol. Os principais descritores utilizados foram: constipation, defecation, lower urinary tract symptoms, overactive bladder, urgency combinados com os operadores booleanos AND,OR. A busca foi limitada para estudos observacionais, de prevalência e ensaios clínicos randomizados, trazendo como principal medida de desfecho a relação entre Constipação Funcional (CF) e Síndrome da Bexiga Hiperativa (SBH) incluindo impacto na qualidade de vida, tratamento, relação clínica e fisiológica. Resultados: Dos 436 artigos encontrados,43 estudos foram incluídos, destes, 26 (60,47%) estudos são com adultos e 17 (39,53%) com crianças. Os resultados evidenciaram alta prevalência de CF em mulheres juntamente com SBH. Na população infantil, os estudos que analisaram as características urodinâmicas, observaram que crianças constipadas apresentavam hiperatividade detrusora (HD). E dos estudos que trataram constipação em pacientes com SBH, 66,66% obtiveram melhora dos sintomas miccionais. Conclusão: Os artigos analisados no presente estudo esclareceram a relação entre CF e SBH. Assim como é possível observar que a maior evidência de CF foi entre mulheres e crianças com disfunção do trato urinário inferior (DTUI).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons