Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Viviane Fernandes Faria | - |
dc.contributor.author | Lima, Franciedilina Alves de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Franciedilina Alves de Oliveira. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: entendendo melhor a criança com TDAH no contexto da escola pública. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade Aberta de Brasília, Universidade de Brasília, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. ____________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Muito tem sido discutido sobre o papel da escola no processo de aprendizagem em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As dificuldades de aprendizagem apresentadas por essas crianças são conhecidas, entretanto, ainda não são claros os motivos que levam ao fracasso escolar. É muito importante o papel da escola na busca de soluções quando se percebe o TDAH. A observação, a paciência e a disponibilidade do professor em sala de aula, ajudam bastante no diagnóstico e também na melhoria da auto-estima do aluno. O problema pode ser percebido em idade escolar, assim, a compreensão do fenômeno hiperatividade se faz necessária, pois é importante preparar o professor para lidar melhor com a criança portadora do TDAH, de modo que esse seja capaz de diferenciar a hiperatividade de um comportamento indisciplinado. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa empírica, que utilizou como instrumento para coleta de dados a entrevista junto a quatro professoras da Secretaria de Educação do DF que trabalha com alunos hiperativos. Conclui-se que o trabalho realizado ainda não é suficiente para atender as necessidades apresentadas pelos alunos com TDAH, no entanto, uma intervenção precoce pode significar muito em termos de reduzir a ampla série de problemas secundários. Também foi possível concluir que a ação pedagógica do professor não pode ser definida isoladamente senão em contato com uma equipe multidisciplinar, bem como possibilitar ao aluno com TDAH condições adequadas para se obter sucesso. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.title | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade : entendendo melhor a criança com TDAH no contexto da escola pública | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-09T16:03:47Z | - |
dc.date.available | 2012-01-09T16:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-09T16:03:47Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2345 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | Much has been discussed about the role of schools in the learning process in children with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD). Learning difficulties presented by these children are known, however, are not yet clear the reasons that lead to school failure. It is very important to the school's role in finding solutions when one realizes ADHD. The observation, patience and availability of teachers in the classroom, are very helpful in the diagnosis and also in improving self-esteem of students. The problem can be seen at school age, so understanding the phenomenon of hyperactivity is necessary, it is important to prepare teachers to better deal with children with ADHD, so this is capable of differentiating the hyperactive behavior of an unruly. Accordingly, this paper presents the results of empirical research, which used as a tool for data collection to interviews with four teachers from the Education Department of the DF working with hyperactive students. We conclude that the work is not yet sufficient to meet the needs presented by students with ADHD, however, early intervention can mean a lot in terms of reducing the wide range of secondary problems. It was also concluded that the teacher's pedagogical action can not be defined in isolation but in contact with a multidisciplinary team, and enable the students with ADHD appropriate conditions for success. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2345 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|