Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VanusaMoreiraFarias.pdf401,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da atuação do professor frente a inclusão do aluno cego
Autor(es): Farias, Vanusa Moreira
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Deficientes visuais
Professores de educação especial - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: FARIAS, Vanusa Moreira. A importância da atuação do professor frente a inclusão do aluno cego. 2011. 62 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Os aspectos históricos da socialização de alunos com deficiência intelectual na rede pública municipal de ensino de Ipatinga/MG não difere dos demais lugares. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar e identificar os aspectos históricos da socialização presentes na escola e família que influenciam a inclusão dos alunos com necessidade educacional especial (NEE), bem como mostrar o atraso, quase sempre ocorrido com alunos com NEE, no que diz respeito aos aspectos da socialização. Num contexto, em que culturas e pessoas distantes ou desconhecidas podem ser acessadas e descobertas por um click na tecla do computador, faz-se necessária uma visão de mundo na qual não existam fronteiras apenas entre as nações e os povos, mas também entre as pessoas próximas, principalmente as estigmatizadas e excluídas por marcas físicas e/ou sociais. A proposta de inclusão de pessoas portadoras de deficiências sensoriais, físicas e mentais ou de impedimentos construídos socialmente, que servem para explicar a incapacidade que certos grupos ou indivíduos têm de ascensão intelectual e/ou social nos diversos espaços sociais, não surgiu de repente. Ela vem sendo construída ao longo de vários anos e ainda permanece nos dias de hoje, atrasando de forma significativa o desenvolvimento de pessoas. Através de estudo de várias teorias que tratam sobre o assunto, principalmente a de Vygostsky, e através de pesquisa com alunos, pais e professores, foi possível concluir que apesar da dificuldade de aprendizagem inerente à eles, o atraso maior no desenvolvimento dos alunos em questão, no que diz respeito à socialização, se devem ao fato destes serem privados a princípio da convivência social com pretexto de não sem machucarem ou outros temores da própria família, com relação a aceitação tanto por ela quanto pelas outras pessoas ou mesmo de super proteção. A socialização acontece quando participamos da vida em sociedade, assimilando todas as suas principais características. Tendo por definição que quanto mais coerente for a socialização, mais sociável ele tenderá a ser. Portanto, privar o ser humano da convivência com os seus é dificultar seu desenvolvimento e colaborar para o seu fracasso.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons