| Título:  | O impacto da deficiência auditiva sobre a família | 
| Autor(es):  | Oliveira, Maria do Carmo Conti Vaz de | 
| Orientador(es):  | Gomes, Valícia Ferreira | 
| Assunto:  | Surdez Crianças com deficiência - família | 
| Data de apresentação:  | 2011 | 
| Data de publicação:  | 9-Jan-2012 | 
| Referência:  | OLIVEIRA, Maria do Carmo Conti Vaz de. O impacto da deficiência auditiva sobre a família. 2011. 49 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | 
| Resumo:  | O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto sofrido pelos pais ao receberem o diagnóstico da deficiência auditiva do filho e verificar como se processa o enfrentamento dos problemas. Por meio de uma revisão de literatura e pesquisa de campo, procurou-se conhecer as expectativas dos futuros pais ao receberem a notícia da gravidez, compreender os sentimentos e as manifestações psicológicas dos pais de crianças com deficiência auditiva, investigar o papel dos profissionais que atuam junto às famílias de portadores de deficiência auditiva. Observou-se que a notícia de uma gravidez gera nos futuros pais um turbilhão de sentimentos positivos e negativos em relação à criança que vai nascer. A constatação do diagnóstico de deficiência auditiva provoca nos pais um grande impacto e causa mudanças na dinâmica da família, com alterações no relacionamento afetivo e uma redefinição de papéis, atitudes e valores. As principais fases pelas quais os pais passam no processo de aceitação são: negação, resistência, afirmação e aceitação. Tais fases, mostram-se ricas na expressão de sentimentos sobre a deficiência auditiva, em relação aos momentos vividos nesta época. Os resultados deste estudo confirmam a importância das relações de confiança e de parcerias entre os pais dos deficientes e os profissionais que os atendem. Foi possível levantar fatores importantes para o desenvolvimento do trabalho técnico, que os profissionais podem lidar de forma saudável, ao conhecer melhor os sentimentos e as reações dos pais. Deste modo, podem atuar como suporte e encorajamento para esses pais na superação de suas dificuldades ante a deficiência de seu filho. | 
| Informações adicionais:  | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | 
| DOI:  | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2341 | 
| Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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