Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23380
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GiseleRabeloMachado_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Forças vivas e dinâmicas : a expressividade na arte
Autor(es): Machado, Gisele Rabelo
Orientador(es): Lima Filho, Elder Rocha
Assunto: Expressão artística
Processo criativo
Cor na arte
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 12-Mar-2020
Referência: MACHADO, Gisele Rabelo. Forças vivas e dinâmicas: a expressividade na arte. 2018. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Essa é uma pesquisa sobre a dinâmica e a constituição das forças vitais envolvidas na criação artística, com objetivo de colaborar para o maior domínio pessoal dos artistas e melhor conscientização em relação à própria produção e às conexões que podem ser estabelecidas entre a obra e o observador. O trabalho fundamentou-se nas considerações de alguns autores sobre a expressividade da obra de arte, a psicologia da visão criadora, o processo criativo, e acerca das questões mais importantes sobre o uso das cores. Procurei, ainda, para entender as forças vivas em jogo, analisar e observar meu próprio processo criativo, explorando, inclusive, a filmagem da elaboração de uma das obras. Houve investigações, ainda, acerca das diferenças entre os conceitos de expressão e expressividade; os gestos, cores, linhas e formas na constituição da expressividade da obra; a percepção e a criação da expressividade dos trabalhos; a retroalimentação que a expressividade da obra promove sobre o artista como criador/observador; preconceitos que ainda persistem sobre a utilização das cores (conceitos de cromofobia e cromofilia), interações cor/observador e cor/artista. O conhecimento sobre os elementos em jogo na vitalidade constitutiva da atividade artística e das obras permitiu a ampliação do meu próprio domínio sobre a minha produção, portanto, tem possibilidade de ser útil para o amadurecimento da relação entre outros artistas e seu processo criativo
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons