Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ShaydohTomazDaSilva_tcc.pdf3,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construindo para desconstruir : explorando o repertório visual no ensino do desenho
Autor(es): Silva, Shaydoh Tomaz da
Orientador(es): Sousa, Cinara Barbosa de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Criatividade nas crianças
Desenho - estudo e ensino
Imagens, ilustrações, etc.
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: SILVA, Shaydoh Tomaz da. Construindo para desconstruir: explorando o repertório visual no ensino do desenho. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo a valorização do ensino do desenho na escola através da utilização de imagens artísticas, de forma a explorar e construir um repertório visual por parte do aluno. Com isto, buscase incentivar a prática do desenho, desenvolvendo no educando o hábito de observar, despertando princípios de produção artística. Como desdobramentos, temos o propósito de desconstruir concepções acerca do desenho ideal, que, como ideias pré-concebidas a partir de um repertório baseado na tradição clássica, parecem bloquear tanto experimentações quanto a compreensão do desenho de maneira ampliada, assim como sua criatividade e vontade de se expressar através da arte. Consideramos que o desenho ajuda no processo cognitivo do aluno, no desenvolvimento da imaginação, e sua prática permite explorar em uma autocompreensão. Somando a exposição de imagens com o exercício do desenho de observação é possivel romper a barreira do “não sei desenhar!” - termo comum no meio discente – e levá-los a um nível mais amplo desta linguagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons