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2018_IsabelaAzevedoTeixeira_tcc.pdf3,03 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSouza, Gustavo Lopes de-
dc.contributor.authorTeixeira, Isabela Azevedo-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Isabela Azevedo. Bordados em sala de aula. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma análise sobre o bordado- sua trajetória no Brasil e em outros países também; analisa-se possibilidades de ser inserido em sala de aula, no ensino formal. Foi visitada a escola Waldorf Moara para maiores análises sobre como era o funcionamento do bordado em sala de aula, como é inserido pelos educadores e como é recebido pelas crianças. Esta instituição foi a única visitada pois não obtive conhecimento sobre alguma outra que trabalhasse com esse tipo de manualidade. A professora responsável esclarece que primeiro o bordado foi introduzido aos pais e responsáveis para ajudá-los a ter um conhecimento mais intrínseco sobre o que seria ensinado aos alunos. Logo após essa experiência, foi incorporado no ensino formal, nas aulas de Artes Manuais. As propostas apresentadas neste trabalho se baseiam na entrevista realizada na escola Waldorf e nas pesquisas aqui mencionadas, incluindo propostas que se embasam nas dificuldades apresentadas pela escola mencionada em relação ao ensino do bordado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBordadospt_BR
dc.subject.keywordArtesanatopt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.titleBordados em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T15:26:51Z-
dc.date.available2020-03-10T15:26:51Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23373-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research presents an analysis about embroidery - its trajectory in Brazil and in other countries as well; it discusses the possibilities of being inserted in the classroom, in formal education. The Waldorf Moara school was visited for further analysis of how embroidery works in the classroom, how it is inserted by educators, and how it is received by children. This institution was the only one visited because I did not know about any other that worked with this type of manuality. The responsible teacher clarifies that embroidery was first introduced to parents and guardians to help them gain a more intrinsic understanding of what would be taught to the students. Soon after this experience, it was incorporated into formal teaching in the Handicraft classes. The proposals presented in this paper are based on the interview conducted at the Waldorf School and the research mentioned here, including proposals that are based on the difficulties presented by the mentioned school regarding the teaching of embroidery.pt_BR
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