Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarlaEduardaGomes_tcc.pdf822,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências de formação discente/docente : expectativa e realidade entre a Universidade e o mundo real
Autor(es): Gomes, Karla Eduarda
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Professores - formação
Artes visuais
Professores de arte
Data de apresentação: 11-Jul-2018
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: GOMES, Karla Eduarda. Experiências de formação discente/docente: expectativa e realidade entre a Universidade e o mundo real. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho apresenta reflexões acerca das minhas experiências formativas como discente/docente de artes visuais, contemplando tanto as vivências como estudante na Universidade de Brasília como a prática docente em escolas de ensino privado. O contexto formativo e profissional suscitaram o interesse na pesquisa em âmbito legislativo, justamente pela necessidade em compreender historicamente o processo de consolidação do ensino de artes no Brasil, assim como, as demandas que estão relacionadas, em especial, com a função do professor de artes visuais nas escolas de ensino básico. Essa perspectiva contemplou também a questão da polivalência em artes. O desenvolvimento das ideias ocorreu a partir da leitura dos processos associados com o contexto autoformativo (GALVANI, 2002) e (LOSS, 2015). Nesse sentido, o trabalho apresentou como caminho reflexivo o recorte de duas narrativas experienciais vivenciadas durante minha trajetória profissional. Ambas são pautadas por questões que relacionam o contexto da docência, considerando a função especifica da licenciatura em artes visuais, bem como, o impasse pessoal a partir das demandas com o mundo real, ao atender questões ainda pautadas sob o viés de uma atuação polivalente em artes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons