Título: | Educação inclusiva, um sonho possível : experiências positivas com alunos surdos no ensino fundamental |
Autor(es): | Marinho, Maria Helena de Assis |
Orientador(es): | Kelman, Celeste Azulay |
Assunto: | Educação inclusiva Surdos - educação |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | MARINHO, Maria Helena de Assis. Educação inclusiva, um sonho possível: experiências positivas com alunos surdos no ensino fundamental. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011. |
Resumo: | Este trabalho visa descrever através da pesquisa qualitativa, a experiência positiva de inclusão dos alunos surdos em turmas regulares de 6°, 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Ipatinga MG. Esse tema leva à reflexão do quanto a inclusão é necessária e cabe a nós, envolvidos no processo educacional, lutarmos para que ela aconteça com qualidade. A diversidade no ambiente escolar é fator determinante do enriquecimento das trocas, dos intercâmbios intelectuais, sociais e culturais que possam ocorrer entre os sujeitos que nele interagem. Através da observação das práticas didático-metodológicas e pedagógicas desenvolvida pelos educadores é possível visualizar o enriquecimento que a inclusão dos alunos surdos no ensino regular trouxe a todos que fazem parte desta comunidade escolar. É inegável a importância dos estudos sobre a inclusão ao longo da história. Com este trabalho de campo foi possível concluir que ela ainda está em processo, inacabado e sobretudo, não podemos esquecer nosso objetivo maior, que é o respeito à pessoa humana, valorizando as diferenças e igualando as oportunidades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2337 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|