Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | - |
dc.contributor.author | Pimenta, Lanna Ariel Martins | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Lanna Ariel Martins. Pintando as trajetórias de vida de mulheres periféricas: as flores do Paranoá-DF. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca explorar as experiências da identidade da mulher periférica residente no Paranoá e a presença da arte em sua trajetória de vida. A discussão está situada no que se denomina de construção social e cultural da educação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, ressaltando-se a perspectiva da mulher periférica (D’ANDREA 2013). A partir da análise dos contextos de autorreconhecimento dessas mulheres, neste TCC, discutimos os direitos à educação (ARROYO 2017), o impacto da segregação causada pelo capital cultural (BOURDIEU 1998) na construção da identidade cultural (HALL 2000) de tais mulheres, ao longo de suas vidas. Este TCC propõe debater também sobre a trajetória de vida das mulheres periféricas do Paranoá por meio da oralidade e da pintura. Compreendendo como a utilização de tais mecanismos podem auxiliar na expressividade, criatividade e imaginação delas, levando em consideração os seus contextos históricos, bem como, as suas origens familiares, e as suas inserções na sociedade e no cotidiano. Defendemos que as aulas de artes visuais devem, entre outras funções, explorar e realçar o lado imaginativo (BARBOSA 1991) e criativo (OSTROWER 1987) das alunas frequentadoras do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Mulheres que não tiveram consolidada a garantia de seu direito à educação em idade escolar. Sendo assim, função do professor atentarse às necessidades culturais e identitárias das alunas em questão, em processos de ensino e aprendizagem promovidos pelas práticas dos docentes. Com este TCC foi possível compreender a história do Paranoá a fim de reconhecer também a identidade das participantes. A experiência serviu como primeiro contato prático no universo das artes visuais para as participantes e foi possível conhecer a história dessas mulheres por meio de seus relatos em uma Roda de Conversa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.title | Pintando as trajetórias de vida de mulheres periféricas : as flores do Paranoá-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T14:46:15Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T14:46:15Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23369 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Final Degree Project (TCC) seeks to explore the peripheral woman identity experiences, with the women who residing Paranoá and the presence of art in her life trajectory. The discussion is situated in what is called the social and cultural construction of education for women in situations of social vulnerability, highlighting the perspective of the peripheral woman (D'ANDREA 2013). From the analysis of the contexts of self-recognition of these women, in this thesis, we discuss the rights to education (ARROYO 2017), the impact of segregation caused by cultural capital (BOURDIEU 1998) on the construction of cultural identity their lives. This thesis proposes to discuss also the life trajectory of the peripheral women of Paranoá through orality and painting. Understanding how the use of such mechanisms can help their expressiveness, creativity and imagination, taking into account their historical contexts, as well as their family origins, and their insertions in society and daily life. We defend that visual arts classes should, among other things, explore and highlight the imaginative (BARBOSA 1991) and creative (OSTROWER 1987) side of students attending Youth and Adult Education (EJA). Women who have not been consolidated guarantee their right to education at school age. Therefore, the teacher's role is to attend to the cultural and identity needs of the students in question, in teaching and learning processes promoted by teachers' practices. With this project it was possible to understand the history of Paranoá in order to also recognize the identity of the participants. The experience served as the first practical contact in the universe of visual arts for the participants and it was possible to know the history of these women through their reports in a Conversation Group. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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