Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarinaVazAndreMoyle_tcc.pdf526,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Narrativas autônomas : uma reflexão sobre pedagogia libertária decolonial, cultura visual e vulnerabilidade social
Autor(es): Moyle, Marina Vaz Andre
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Pedagogia da libertação
Arte na educação
Cultura visual
Decolonialidade
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: MOYLE, Marina Vaz Andre. Narrativas autônomas: uma reflexão sobre pedagogia libertária decolonial, cultura visual e vulnerabilidade social. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho traça interseções entre a teoria do ensino da cultura visual em arte/educação através da pedagogia libertária. Através de pesquisa em uma escola que atende pessoas em situação de rua, é traçado um paralelo sobre como o ensino das artes visuais, nestes termos, pode fazer sentido para pessoas em vulnerabilidade social. Para a realização da pesquisa foram feitas algumas entrevistas com estudantes da escola, com temática afim de investigar os caminhos do ensino das artes visuais. Desta expêriencia surgiram determinados apontamentos, trazidos por meio de autores como Sílvio Gallo, Fernando Hernández, Belidson Dias, Milton Santos, Catherine Walsh e outras(os). Aliando o artivismo e a decolonialidade como práticas emergentes, esta pesquisa busca refletir criticamente sobre as possíveis estratégias emancipadoras de todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem em artes visuais, e acaba extrapolando estes recortes ao trazer um panorama de ampla abrangência que parte da sugestão da autonomia para o resgate ou a construção e legitimação de novas narrativas, saberes e visualidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons