Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizLuizaFerreiraBlum_tcc.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte na educação especial : uma experiência
Autor(es): Blum, Beatriz Luiza Ferreira
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Educação especial
Inclusão escolar
Artes visuais - estudo e ensino
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: BLUM, Beatriz Luiza Ferreira. A arte na educação especial: uma experiência. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta minha experiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da Asa Norte-DF, a partir de observações feitas em aulas de artes com alunos com deficiência intelectual e múltipla de idade avançada. Foi pensado com o intuito de apresentar como as Artes Visuais estão sendo trabalhadas no ensino especial e como, a partir do observado, foram elaboradas atividades para serem realizadas com os alunos. No primeiro capítulo é apresentada a história da educação especial no Brasil até a criação das APAES, com uma visão crítica de Foucault sobre a história da loucura; No segundo, as observações realizadas sobre o ambiente, o professor, as aulas e os alunos das aulas de artes. No terceiro e último capítulo é apresentado a psiquiatra Nise da Silveira (2015) e seu livro “Imagens do Inconsciente” como auxílio às análises realizadas sobre as atividades feitas pelos alunos em aula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons