Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitoriaBarreirosDeOliveiraMota_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fragmentos cartográficos
Autor(es): Mota, Vitória Barreiros de Oliveira
Orientador(es): Sá, Andrea Campos de
Assunto: Cartografia
Gravura
Colecionismo
Artes visuais
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: MOTA, Vitória Barreiros de Oliveira. Fragmentos cartográficos. 2019. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho, apresento o relato do meu processo de criação desenvolvido nos últimos anos da graduação em Artes Visuais no âmbito da linguagem da gravura, com foco nos trabalhos produzidos durante a disciplina Diplomação, no primeiro semestre de 2019. Apresento as motivações, as indagações, as certezas e as incertezas subjacentes a todo o processo de construção imagética. Busco assim, investigar a relação existente entre o processo criativo inerente à linguagem da gravura e o resultado proveniente de todo o processo, no qual o acaso, o não previsto é incorporado ao trabalho poético. Minha metodologia é apresentada ao longo das três partes desse trabalho, como um passo a passo: o olhar/reparar, a coleta e a coleção/re-parar e, por fim, o registro. O olhar/reparar é sobre percurso, o observar ativamente espaços cotidianos que passam despercebidos, sobre o enxergar miudezas pelo caminho, onde o importante não é chegar ao destino final. A coleta e a coleção/re-parar é sobre observar com as mãos, cartografar afetos a partir de fragmentos do espaço e do olhar novamente as miudezas. O registro discorre sobre a gravura, a impressão e o vestígio que permanece quando a matéria se vai, quando resta a memória.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons