Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaLopesSilva_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão e autonomia : o desenvolvimento de material didático adaptado para educandos não videntes
Autor(es): Silva, Juliana Lopes
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Material didático
Autonomia - educação
Inclusão social
Artes visuais - estudo e ensino
Deficiência visual
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: SILVA, Juliana Lopes. Inclusão e autonomia: o desenvolvimento de material didático adaptado para educandos não videntes. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um material didático adaptado, visando à construção e desenvolvimento das capacidades do educando não vidente do contexto da disciplina de Artes Visuais. O material didático proposto tem como objetivos proporcionar a autonomia, criar um ambiente de ensino inclusivo e estimular o processo motor e cognitivo do estudante deficiente visual, tornando sua produção artística mais livre e independente.
Abstract: The purpose of the current essay is to develop an adapted courseware, aiming to construct and develop the abilities of the blind student in the context of the Visual Arts discipline. The presented teaching material has the purpose of providing autonomy, creating an inclusive teaching environment and stimulating the motor and cognitive process of the visually impaired student, with the utmost objective of making their artistic production more free and autonomous.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.23353
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons