Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PaolaLopesMamede_tcc.pdf569,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de avaliação em saúde voltadas às condições crônicas no contexto da atenção primária : uma revisão integrativa
Autor(es): Mamede, Paola Lopes
Orientador(es): Souza, Josiane Maria Oliveira de
Assunto: Avaliação em saúde
Atenção primária à saúde
Doenças crônicas
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: MAMEDE, Paola Lopes. Estratégias de avaliação em saúde voltadas às condições crônicas no contexto da atenção primária: uma revisão integrativa. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os sistemas de saúde estão passando por uma crise mundial, de forma que as condições de saúde revelam importante crescente das circunstâncias crônicas no quadro epidemiológico, por isso a necessidade de implementação de uma cultura de avaliação nos sistemas de saúde é de extrema importância. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar os métodos empregados na avaliação de programas de saúde voltado às condições crônicas, no contexto da atenção primária. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja pergunta norteadora configurou-se em: quais estratégias/métodos estão sendo empregados na avaliação de programas de saúde voltadas às condições crônicas, no contexto de atenção primária? Com os seguintes critérios de inclusão: artigos originais e que estejam disponíveis na íntegra com acesso livre. A amostra inicial apresentou 1.123 artigos e após a aplicação dos filtros esse número reduziu-se a onze, todos apresentaram a pesquisa avaliativa como forma de avaliação, bem como revelaram predominância dos objetivos formativos e prevalência do desenho de estudo quantitativo. A principal técnica de coleta de dados foi a pesquisa documental seguida da entrevista e do questionário. Destarte, os artigos revelaram predominância nos estudos internacionais com foco nos diabéticos, acredita-se na necessidade de mais investigações abordando os dois desenhos de estudo para maior consistência dos dados buscando, desta forma, revogar o paradigma do modelo biomédico e implementar o modelo de condições as doenças crônicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons