Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucianaMateusAlvarista_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O contexto social e de cuidado percebido por idosos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana
Autor(es): Alvarista, Luciana Mateus
Orientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: AIDS (Doença) - pacientes
Idosos - saúde
HIV (Vírus)
Pessoas HIV-positivo
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: ALVARISTA, Luciana Mateus. O contexto social e de cuidado percebido por idosos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O número de idosos tem crescido e tende a aumentar, com isso surge a necessidade de adequar as políticas públicas, para assegurar o direito à prevenção e promoção de saúde voltadas para essa população. A visibilidade da sexualidade dos idosos é baixa, o que pode levar ao diagnóstico tardio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atrasar a detecção da presença do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Objetivo: Conhecer a percepção do idoso portador do HIV sobre o seu contexto social e de cuidado recebido. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo idosos de 50 anos ou mais de idade com HIV acompanhados em uma unidade de referência para o tratamento de ISTs/HIV no Distrito Federal. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para coleta das informações e do discurso do sujeito coletivo para organização das falas. Resultados: Identificou-se que o acesso e a qualidade do serviço especializado de referência são satisfatórios na percepção dos participantes da pesquisa, e que os profissionais correspondem às expectativas dos idosos. A descoberta da presença do HIV deu-se pela realização de procedimentos solicitados pelos próprios idosos nas Unidades Básicas de Saúde ou em Unidades Hospitalares por complicações de doença associada. Observou-se dificuldades quanto ao acesso e qualidade nos demais serviços públicos de saúde da rede de atenção local. A equipe multiprofissional enfrenta algumas dificuldades para realizar o cuidado integral por problemas com a disponibilidade de materiais e insumos. Conclusão: Na percepção dos participantes da pesquisa, o serviço de referência em ISTs/HIV contribui com a qualidade de vida e bem-estar geral dos idosos acompanhados. A equipe é acolhedora e preparada apesar das precárias condições de trabalho, bem como as deficiências na articulação em rede. Os problemas relatados em relação ao acesso e qualidade nos atendimentos em outros pontos da rede de atenção apresentou-se como um fator de risco, contribuindo para o agravo da doença por complicações e pela automedicação, e para a detecção tardia da presença do vírus com consequente atraso no início do tratamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons