Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaMendesPereira_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos pacientes com diagnóstico de SEPSE na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital universitário do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Juliana Mendes
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Sepse
Choque séptico
Mortalidade hospitalar
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: PEREIRA, Juliana Mendes. Perfil dos pacientes com diagnóstico de SEPSE na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital universitário do Distrito Federal. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A SEPSE e choque séptico são as principais causas de internação em unidades de terapia intensiva (UTI) em todo o mundo e são relacionadas a elevadas taxas mortalidade. Conhecer informações sobre as características sociodemográficas e epidemiológicas dos pacientes internados em uma UTI pode auxiliar na definição de estratégias que visem melhorar o atendimento aos pacientes. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes, com diagnóstico de SEPSE/choque séptico, em uma UTI adulto de um Hospital Universitário do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, retrospectivo e transversal, com análise quantitativa por meio de análise de dados secundários extraídos de prontuários de pacientes com diagnóstico de SEPSE/choque séptico internados na UTI no ano de 2015. Resultados: Dentre os pacientes internados na UTI, 27,5% tiveram diagnóstico de SEPSE/choque séptico. A maioria era do sexo masculino (75,5%), solteiro e com idade maior ou igual a 60 anos (56,6%). As internações foram provenientes do centro-cirúrgico, com internações de até 10 dias (35,9%). Na maior parte dos casos, havia história de infecção em foco pulmonar (32,1%), necessidade de procedimentos invasivos como ventilação mecânica (83,0%), cateterismo vesical (94,3%) e cateter venoso central (94,3%) e 45,3% evoluíram para óbito. Conclusão: Esforços devem ser direcionados para melhorar o conhecimento do perfil sociodemográfico e de saúde dos pacientes internados na UTI, assim, é possível estabelecer estratégias para melhorar a qualidade do cuidado prestado considerando as especificidades da população atendida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons