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Título: A arteterapia como estratégia terapêutica com grupo de crianças e adolescentes com doença crônica
Outros títulos: The art therapy as a therapeutic strategy with group of children and adolescents with chronic disease
La arteterapia como estrategia terapéutica con grupo de niños y adolescentes con enfermedad crónica
Autor(es): Lima, Marcele de Fátima Ramos
Orientador(es): Torres, Ana Cláudia Afonso Valladares
Assunto: Arteterapia
Crianças e adolescentes
Doenças crônicas
Câncer
Enfermagem pediátrica
Data de apresentação: 22-Jun-2017
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: LIMA, Marcele de Fátima Ramos. A arteterapia como estratégia terapêutica com grupo de crianças e adolescentes com doença crônica. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade e a viabilidade das intervenções de Arteterapia como mediadora lúdica no contexto do câncer infanto-juvenil de crianças e adolescentes. Método: É uma pesquisa clínica-qualitativa do tipo descritivo e exploratório – com abordagem compreensiva da Arteterapia, de delineamento qualitativo à luz da psicologia analítica. Foi realizado com onze crianças e adolescentes, desenvolvido em uma Casa de Apoio localizada no Distrito Federal-DF, no mês de dezembro de 2016. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde (CEP/FS), sob o CAAE nº. 1.797.939 de 29 de outubro de 2016. Resultados: Abrangeu quatro intervenções de Arteterapia, utilizando-se histórias, representação plástica das atividades terapêuticas, exposição dos trabalhos confeccionados, verbalização do produto final e das dinâmicas trabalhadas. Considerações Finais: A Arteterapia pode possibilitar a continuidade do desenvolvimento normal por meio de atividades saudáveis, favorecendo a construção da subjetividade, dos momentos de descontração, amenizando a ansiedade e o sofrimento, desencadeados pela doença e tratamento.
Abstract: Objective: Evaluate the effectiveness and viability of the interventions of Art Therapy as a playful mediator in the context of childhood and juvenile cancer of children and adolescents. Method: It is a descriptive and exploratory clinical-qualitative research - with a comprehensive approach to Art Therapy, with a qualitative design in the light of analytical psychology. It was carried out with eleven children and adolescents, developed in a Support House located in Distrito Federal-DF, in the month of December 2016. It was approved by the Ethics Committee in Research of the Faculty of Health Sciences, under the CAAE number 1,797,939 dated October 29, 2016. Results: It involved four interventions of Art Therapy, using stories, plastic representation of therapeutic activities, exhibition of the works made, verbalization of the final product and the dynamics worked. Final considerations: The Art Therapy can enable the continuity of normal development through healthy activities, favoring the construction of subjectivity, moments of relaxation, soothing anxiety and suffering, triggered by disease and treatment.
Resumén: Objetivo: Evaluar la efectividad y la viabilidad de las intervenciones de Arteterapia como mediadora lúdica en el contexto del cáncer infanto-juvenil de niños y adolescentes. Método: Es una investigación clínica-cualitativa del tipo descriptivo y exploratorio - con abordaje comprensivo de la Arteterapia, de delineamiento cualitativo a la luz de la psicología analítica. Se realizó con once niños y adolescentes, desarrollado en una Casa de Apoyo ubicada en Distrito Federal-DF, en el mes de diciembre de 2016. Fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Facultad de Ciencias de la Salud (CEP / FS), bajo el CAAE número 1.797.939 de 29 de octubre de 2016. Resultados: Ha abarcado cuatro intervenciones de Arteterapia, utilizando historias, representación plástica de las actividades terapéuticas, exposición de los trabajos confeccionados, verbalización del producto final y de las dinámicas trabajadas. Consideraciones finales: La arteterapia puede posibilitar la continuidad del desarrollo normal por medio de actividades saludables, favoreciendo la construcción de la subjetividad, de los momentos de relajación, amenizando la ansiedad y el sufrimiento, desencadenados por la enfermedad y el tratamiento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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