Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PamelaSouzaPeres_tcc.pdf491,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Assistência de enfermagem à saúde mental de gestantes e puérperas na atenção básica
Autor(es): Peres, Pâmela Souza
Orientador(es): Lago, Diane Maria Scherer Kuhn
Assunto: Saúde mental
Mulheres - saúde mental
Depressão pós-parto
Puerpério
Data de apresentação: 23-Jun-2017
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: PERES, Pâmela Souza. Assistência de enfermagem à saúde mental de gestantes e puérperas na atenção básica. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: avaliar percepções de sinais e sintomas de depressão em gestantes e puérperas por profissionais de enfermagem na atenção básica. Método: trata-se de um estudo transversal e descritivo, no qual foram entrevistados 41 profissionais de enfermagem, sendo 16 enfermeiros e 25 técnicos de enfermagem, com o auxilio de um questionário semiestruturado. Posteriormente seguiu-se a observação, norteada por um roteiro, de 5 consultas de gestantes . Resultados: todos os enfermeiros relataram não terem, em sua prática profissional aplicado instrumentos de detecção de depressão gestacional ou puerperal. Alguns técnicos alegam já ter aplicado, porém não souberam identificar qual instrumento seria. A maioria dos profissionais soube identificar sintomas de depressão e sugerir intervenções, mas alegaram pouco conhecimento para trabalhar com questões de saúde mental. Discussão: a análise dos dados aponta uma deficiência na consciência da importância da saúde mental nos serviços de saúde acessíveis à comunidade estudada, no entanto os profissionais apontam sugestões de assistência e abertura para implementação da mesma. Conclusão: não existe uma rotina de identificação ou detecção de depressão gestacional ou puerperal nas unidades básicas de saúde avaliadas. Percebe-se, no entanto, a receptividade dos profissionais aos instrumentos norteadores relatados neste estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons