Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaAuroraReisCamposNevesFerrao_tcc.pdf3,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil de mortalidade dos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em um hospital universitário do Distrito Federal
Autor(es): Ferrão, Ana Aurora Reis Campos Neves
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Mortalidade
Pacientes hospitalizados
Mortalidade hospitalar
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: FERRÃO, Ana Aurora Reis Campos Neves. Perfil de mortalidade dos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em um hospital universitário do Distrito Federal. 2018. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos pacientes que evoluíram a óbito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital universitário. Método: estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa, baseado em dados secundários extraídos em análise de prontuários. A amostra foi composta por todos os prontuários de pacientes que evoluíram a óbito na UTI durante o ano de 2015 (n=40). Resultados: Constatou-se que 20,7% dos pacientes internados evoluíram para óbito, em sua maioria idosos (67,5%), do sexo masculino (67,5%); 30% eram provenientes do centro cirúrgico, com média de 22,6 dias de internação; 75% dos diagnósticos de óbito foram sepse/choque séptico, apresentaram em média 6,3 procedimentos invasivos por paciente, 80% tinham relato de lesão em pele e 75% fizeram uso de drogas vasoativas, principalmente a Noradrenalina (72,5%). Conclusão: O conhecimento do perfil sociodemográfico e de saúde dessas pessoas é fundamental para os profissionais que trabalham em uma UTI, pois, por meio das informações específicas, podem traçar estratégias que possibilitem um cuidado adequado e de qualidade para a população, em sua especificidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons