Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BarbaraSismeneCarvalho_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Correlação entre medidas antropométricas, parâmetros de BIA e DXA entre idosos atendidos na atenção primária (Distrito Federal, Brasil)
Autor(es): Carvalho, Bárbara Sismene
Orientador(es): Funghetto, Silvana Schwerz
Assunto: Composição corporal
Idosos - saúde
Obesidade
Corpo - peso
Data de apresentação: 27-Jun-2018
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: CARVALHO, Bárbara Sismene. Correlação entre medidas antropométricas, parâmetros de BIA e DXA entre idosos atendidos na atenção primária (Distrito Federal, Brasil). 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional tem aumentado, assim como a prevalência de obesos. A obesidade é uma doença crônica de alta morbidade, com necessidade de cuidados em saúde, e, diante disto o objetivo desse estudo foi de determinar a correlação entre parâmetros de BIA e DXA, e estado nutricional pelo IMC de idosos residentes no Distrito Federal (Brasil). Método: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal envolvendo 88 participantes com diagnóstico de obesidade, idade ≥ 60 anos, de ambos os sexos. Os dados foram obtidos por meio da BIA e DXA e avaliação antropométrica e foram analisados no softaware SPSS versão 25.0, e adotou-se P<0,05. Resultados: A RCE das mulheres foi de 0,65 ± 0,08 e dos homens foi de 0,60 ± 0,06. De maneira geral, os parâmetros corpóreos avaliados pelo DXA e pela BIA diferiram estatisticamente entre os sexos, porém, ao avaliar a correlação da quantidade de gordura nas diferentes metodologias, para a mesma parte do corpo, entre os participantes do mesmo sexo, essa correlação foi identificada como moderada a forte. Além disto, o IMC das mulheres era superior aos dos homens. Conclusão: DXA e BIA correlacionam-se para a avaliação da composição corporal. Sendo assim, dado o elevado custo do DXA, sugerese que é seguro para avaliação de grandes populações idosas utilizar da mensuração do IMC associado aos parâmetros obtidos com a BIA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons