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dc.contributor.advisorViduedo, Alecssandra de Fátima Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Caroline Rodrigues de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Caroline Rodrigues de. Validação das questões de uma tecnologia educacional de assistência pediátrica. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A validação de conteúdo da Tecnologia Educacional deve ser avaliada por um grupo de juízes ou peritos com experiência na área do conteúdo, ao qual caberá analisar os itens e julgar se eles são abrangentes e representativos. Objetivo: Descrever o processo de elaboração e validação das questões de pediatria para uma tecnologia educacional. Metodologia: O jogo contém 200 perguntas, que foram divididas em quatro temáticas principais, cada temática contém 50 questões. As temáticas são: 1) Semiologia; 2) Anamnese e exame físico; 3) Medicação e cálculo em pediatria; e 4) Legislação. Foram enviadas 50 questões para cada 5 juízes, de acordo com os temas a serem avaliados. Também foram avaliadas a objetividade, equilíbrio, relevância, clareza, simplicidade, neutralidade, linguagem, amplitude e credibilidade das questões de acordo com estudo de Pasquali. Nesse caso, os critérios de avaliação foram distribuídos em 14 questões que foram respondidas através de uma escala Likert. Além disso, foi acrescentada, uma questão aberta. Resultados: a porcentagem de concordância foram: Semiologia (100% de concordância), Anamnese (80% de concordância), Medicação (60% de concordância) e Legislação (80% de concordância), as sugestões dos juízes foram avaliadas e adicionadas, principalmente nas questões de medicação, pois perceber-se que houve apenas 60% de concordância, devido ao alto grau de dificuldade por conter cálculos de difícil resolução, necessitando de modificações. Conclusão: discentes e juízes especialistas tem a conscientização sobre a necessidade validar e implementar a tecnologia educacional digital serious game Ped. Care, pois um dos principais benefícios é o uso do jogo como ferramenta de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagempt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - práticapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.titleValidação das questões de uma tecnologia educacional de assistência pediátricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T15:50:02Z-
dc.date.available2020-03-05T15:50:02Z-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23305-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The content validation an Educational Technology should be evaluated by a group of judges or experts with experience in the content area, who will analyze the items and judge if they are comprehensive and representative. Objective: To describe the process of elaboration and validation of pediatric issues for an educational technology. Methodology: The game contains 200 questions, which were divided into four main themes, each theme contains 50 questions. The themes are: 1) Semiology; 2) Anamnesis and physical examination; 3) Medication and calculation in pediatrics; and 4) Legislation. Fifty questions were sent to every five judges, according to the evaluation themes. The objectivity, balance, relevance, clarity, simplicity, neutrality, language, breadth and credibility of the issues were also evaluated according to Pasquali's study. In this case, the evaluation criteria were distributed in 14 questions that were answered through a Likert scale. In addition, an open question was added. Results: the percentages of agreement were: Semiology (100% concordance), Anamnesis (80% concordance), Medication (60% concordance) and Legislation (80% concordance), the judges' suggestions were evaluated and added, mainly in the medication questions, because they perceived that there was only 60% agreement, due to the high degree of difficulty because it contains difficult calculations needing to modify them. Conclusion: students and expert judges have the awareness about the need to validate and implement digital educational technology serious game Ped. Care, because one of the main benefits is the use of the game as a teaching tool.pt_BR
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