Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanyelleChristineDaSilvaMelo_tcc.pdf3,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTakano, Yuko-
dc.contributor.authorMelo, Danyelle Christine da Silva-
dc.identifier.citationMELO, Danyelle Christine da Silva. A educação da mulher no Japão durante o período Meiji: a educação feminina, seus principais influenciadores e suas conquistas. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo investigar a educação da mulher no Japão ao longo do período Meiji, assim como sua motivação e como ocorreu a inserção das mulheres nas escolas. Através de leitura bibliográfica buscou-se construir uma linha cronológica de eventos e fatores que influenciaram o surgimento das primeiras escolas femininas. O Japão após anos de reclusão que se estende ao Período Edo, ao abrir os portos para uma nova era Meiji teve um novo olhar com relação à educação da mulher, se antes a educação era voltada para um sistema confucionista, agora era tida como uma ferramenta de crescimento do país.As meninas que antes aprendiam somente o básico da leitura através de membros da família ou professores particulares começam a ocupar novos espaços na sociedade, passando a ter mais autonomia, e oportunidades através de reformas realizadas pelo governo Meiji. Uma que se destaca foi a criação do Ministério da Educação que através do Código Educacional regulamentou o acesso às escolas para todos independente de gênero ou classe social, buscando o atendimento total das crianças a essas instituições de ensino, reduzindo o analfabetismo. Para tal, fomentou o surgimento das escolas para atenderem à educação dessas mulheres, contando com influenciadores como Arinori Mori, Kiyotaka Kuroda e Fukuzawa Yukichi.Uma das medidas tomadas foi a Missão Iwakura, que levou aos Estados Unidos e Europa estudantes para adquirirem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do Japão. Tsuda Umeko, uma das integrantes da Missão, ao retornar ao Japão trabalha em prol dessa educação e estabelece uma escola de ensino superior, a JoshiEigakuJuku, visando a formação de mulheres racionais, independentes e empreendedoras. A mudança do sistema educacional,em Meiji, deu às mulheres uma nova posição na sociedade, dando-as mais autonomia, demonstrada ao decorrer deste trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação femininapt_BR
dc.subject.keywordJapão - vida e costumes sociaispt_BR
dc.subject.keywordMulheres - Japãopt_BR
dc.subject.keywordJapão - culturapt_BR
dc.titleA educação da mulher no Japão durante o período Meiji : a educação feminina, seus principais influenciadores e suas conquistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T15:44:35Z-
dc.date.available2020-03-03T15:44:35Z-
dc.date.submitted2018-11-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23259-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to investigate the education of women in Japan during the Meiji period, as well as their motivation and how women were inserted in schools. Through bibliographical reading, a chronological line of events and factors that influenced the emergence of the first female schools were searched. Japan, after years of seclusion extending into the Edo Period, when it opened its ports in the Meiji period, took a fresh look at women's education: if education was previously directed toward a Confucian system, it was now considered as a growth of the country. Girls, who once learned only the basics of reading through family members or private teachers, began to occupy new spaces in society, gaining more autonomy and opportunities thanks to reforms carried out by the Meiji government. One of the reforms that stood out was the creation of the Ministry of Education, which, through the Education Code, regulated access to schools for all, regardless of gender or social class, seeking to provide full assistance to these educational institutions, and thus reducing illiteracy. To this end, schools were encouraged to attend to the education of these women, with influencers such as Arinori Mori, Kiyotaka Kuroda and Yukichi Fukuzawa. One of the measures taken was the Iwakura Mission, which brought to the United States and Europe students to acquire the knowledge necessary for the development of Japan. Upon returning to Japan, Umeko Tsuda, a member of the Mission, worked in support of this education and established a school of higher education, the Joshi Eigaku Juku, aiming at the formation of "rational", independent and entrepreneurial women. The change of the educational system in Meiji has given women the possibility of a new insertion in society, giving them more autonomy, as this work demonstrates.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons