Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NathaliaLopesDeAssuncao_tcc.pdf967,39 kBAdobe PDFver/abrir
2018_NathaliaLopesDeAssuncao_manual.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Eventos acessíveis : proposta de manual para a empresa júnior Quimera
Autor(es): Assunção, Nathália Lopes de
Orientador(es): Vigata, Helena Santiago
Assunto: Acessibilidade
Empresa Júnior
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 3-Mar-2020
Referência: ASSUNÇÃO, Nathália Lopes de. Eventos acessíveis: proposta de manual para a empresa júnior Quimera. 2018. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Universidades e empresas buscam através de métodos e técnicas, juntamente com o respaldo das leis, tornar o acesso à cultura, informação e ciência um direito de todos, e claro, um novo ramo de trabalho. Existem poucas obras, guias ou manuais que possam orientar a produção de eventos acessíveis, e os estudos neste ramo podem ter um diferencial em como tratamos questões de acessibilidade. A inovação tem de começar a ser construída a partir dos níveis básicos de ensino empresarial, como por exemplo as empresas juniores, que constituem uma grande parcela do aprendizado universitário tendo em vista o mercado de trabalho. No Instituto de Letras da Universidade de Brasília, a empresa júnior Quimera tem administrado eventos e encontros de cunho universitário, e por a universidade ser um espaço para todos, há uma necessidade de uma estruturação mais abrangente. O intuito desde trabalho é analisar alguns manuais já produzidos, trabalhos acadêmicos e artigos, e propor um modelo de manual para eventos acessíveis para a empresa júnior Quimera.
Abstract: Universities and companies seek through methods and criteria, along with the backing of laws, to make access to culture, information and science a right for everyone, and, of course, a new line of work. There are few works, guides or manuals that can guide the production of accessible events, and the study in this branch can be a differential in how we deal with accessibility issues. Innovation must start to be built from the basic levels of business education, such as junior companies, which constitute a large part of university learning for the labor market. At the Institute of Letters of University of Brasilia, the junior enterprise Quimera has managed academic events and meetings, and since university is a space for all, there is a need for a more comprehensive structuring. The purpose of this work is to analyze some manuals, academic papers and articles and to propose a guide for accessible events for the junior enterprise Quimera.
Résumé: Les universités et les entreprises cherchent par des méthodes et des critères, ainsi que le respect des lois en vigueur, à faire de l'accès à la culture, à l'information et à la science un droit pour tous et bien entendu, un nouveau domaine d'activité. Peu de travaux, de guides ou de manuels qui peuvent guider la production des événements accessibles et l’étude dans cette branche qui peut constituer une différence dans la façon dont nous traitons les problèmes d’accessibilité. L'innovation doit commencer à être construite à partir des niveaux élémentaires de la formation commerciale, tels que les petites entreprises, qui constituent une partie importante de l'apprentissage universitaire sur le marché du travail. Némoians, À l’Université de Brasilia, en ce qui concerne plus particulièrement l’institut des lettres, la Junior-Entreprise Quimera a géré des événements et des réunions parmi les universités, et comme l’université est un espace pour tous, une structuration plus complète s’impose. L’objet de ce travail est d’analyser certains manuels déjà publiés, des article académiques et de proposer un manuel d’événements accessiblespour la jeune entreprise Quimera.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons