Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23232
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcelAzevedoCoutinhodeFreitas_tcc.pdf767,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicação da Lei Newcomb-Benford na auditoria governamental das despesas liquidadas do METRÔ-DF
Autor(es): Freitas, Marcel Azevedo Coutinho de
Orientador(es): Forster, Rubens Peres
Assunto: Lei Newcomb-Benford
Auditoria
Licitação pública
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 2-Mar-2020
Referência: FREITAS, Marcel Azevedo Coutinho de. A aplicação da Lei Newcomb-Benford na auditoria governamental das despesas liquidadas do METRÔ-DF. 2013. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta a aplicação da Lei de Newcomb-Benford na auditoria governamental. Para isso, utilizou-se do modelo contabilométrico desenvolvido por Nigrini (2000) e adaptado no Brasil por Santos et al (2003), que utiliza do Testes Z e Teste Qui-Quadrado para detecção de desvios padrões fundamentado na Lei de Newcomb-Benford. Esse modelo foi aplicado nas 921 despesas liquidadas pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (METRÔ-DF) entre os anos de 2010 e 2013. Diante dos resultados encontrados, chegou-se a conclusão de que haveria um excesso de despesas liquidadas cujo algarismo mais significativo é 9 no ano de 2011. Já para os demais anos, não há evidência estática para afirma que as probabilidades observadas são diferentes das esperadas. Portanto, este trabalho mostrou que a Lei de Newcomb-Benford pode ser utilizada na auditoria governamental para identificar distorções, como as decorrentes da influência dos valores máximos estabelecidos pela Lei de Licitações e Contratos para dispensa de licitação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons