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Título: Simulação in situ no ganho de autoconfiança de profissionais de enfermagem no cenário de assistência ao paciente crítico
Outros títulos: In situ simulation in the self-confidence gain of nursing professionals in the scenario of critical patient care
Autor(es): Almeida, Mariana Nunes
Orientador(es): Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto: Autoconfiança
Enfermeiros - prática profissional
Equipe de enfermagem
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 20-Fev-2020
Referência: ALMEIDA, Mariana Nunes. Simulação in situ no ganho de autoconfiança de profissionais de enfermagem no cenário de assistência ao paciente crítico. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A autoconfiança do profissional é um fator que influencia a tomada assertiva de decisão e consequentemente na segurança do paciente, sendo assim, sua avaliação é fundamental no cenário do paciente crítico. Objetivo: Avaliar o nível de autoconfiança da equipe de enfermagem em situação de parada cardiopulmonar (PCP) na unidade de terapia intensiva (UTI) e pronto-socorro (PS). Método: Trata-se de um estudo quase experimental desenvolvido na UTI e PS de um hospital público. A amostra do grupo experimental (UTI) foi composta de cinco enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem e do grupo controle (PS) de cinco enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação da escala self-confidence pré e pós vivência simulada de PCP no grupo experimental e para o grupo controle substituiu-se a vivência simulada por aula dialogada. Foi realizada análise descritiva e inferencial dos dados. Considerou-se significativo os resultados com p≤0,05. Resultados: Dos 37 profissionais 70,3% era do sexo feminino, 40,5% possuía curso de graduação. O grupo experimental melhorou significativamente o nível de autoconfiança ao longo do estudo (p=0,04) após vivência em cenário simulado. Os técnicos de enfermagem em ambos os grupos iniciaram a fase présimulação mais autoconfiantes que os enfermeiros, mas ao longo do estudo, póssimulação o nível de percepção do enfermeiro em relação à autoconfiança aumentou. Conclusão: A percepção sobre autoconfiança aumentou nos profissionais do grupo experimental, confirmando a influência da estratégia de simulação in situ como ferramenta de aquisição de autoconfiança tanto temporária quanto a longo prazo.
Abstract: Introduction: The self-confidence of the professional is a factor that influences for better decision making and as a consequence in the patient safety, therefore this evaluation is fundamental in a critical patients environment. Objective: Evaluate the nursing staff’s confidence levels in a situation of cardiopulmonary arrest in the Intensive Care Unit (ICU) and Emergency Room (ER). Method: This is a almost experimental study developed in the Intensive Care Unit and the Emergency Room at a public hospital. The sample of the experimental group (ICU) consisted with five nurses and 13 nursing technicians and of the control group (ER) with five nurses and 14 nursing technicians. The data collection began by applying the self-confidence scale before and after the cardiopulmonary arrest simulation on the experimental group and for the control group, the cardiopulmonary arrest simulation was substituted for expository lecture. A descriptive and inferential analysis was made from the collected data. It was only considered substancial the results with p≤0,05. Results: Amongst the 37 professionals, 70,3% was female, 40,5% had a graduation course. The experimental group increased significantly their self-confidence levels throughout the search (p=0,04) after the cardiopulmonary arrest simulation scenery. The nursing technicians of both the control group and the experimental group began the pre-simulation phase more confident than the nurses, but over the period of the study, after simulation the nurses perception levels concerning self-confidence was increased. Conclusion: The perception about self-confidence increased on the experimental group professionals affirming the influence of the in situ simulation strategy like a instrument of acquisition for self-confidence not only in a temporary way but in a long term.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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