Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarissaCristineDosSantos_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil sociodemográfico e de saúde de idosos internados em Unidade de Terapia Intensiva
Autor(es): Santos, Larissa Cristine Guimarães dos
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Idosos - saúde
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 20-Fev-2020
Referência: SANTOS, Larissa Cristine Guimarães dos. Perfil sociodemográfico e de saúde de idosos internados em Unidade de Terapia Intensiva. 2018. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: No Brasil, com a transição demográfica e epidemiológica, as doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao envelhecimento são as mais acometidas na população. A falta de controle dessas doenças, associadas ao processo de envelhecimento podem levar a uma necessidade de hospitalização e até mesmo de cuidados críticos, como em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A UTI é um setor de alta complexidade e comumente utilizado por idosos. Esse ambiente pode proporcionar um cuidado mais criterioso, monitoramento contínuo e com maior número de profissionais da saúde para atender essa demanda. Assim, conhecer o perfil sociodemográfico e de saúde dessa população possibilita cuidados mais específicos considerando as peculiaridades da pessoa idosa. Objetivo: Identificar o perfil demográfico e epidemiológico dos idosos admitidos em uma UTI adulto de um hospital universitário do Distrito Federal. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa, baseado em dados secundários extraídos por análise de prontuários. A amostra foi composta por todos os prontuários de pacientes idosos na UTI durante o ano de 2015 (n=98). Resultados: Constatou-se que 54,1% dos pacientes idosos internados tinham idade entre 60 e 69 anos, eram do sexo masculino (70,4%); 52,0% eram provenientes do centro cirúrgico, necessitaram de ventilação mecânica (64,3%); acesso venoso central (92,9%). Dentre os idosos internados, 27,6% evoluíram para óbito; 74,1% desses óbitos tiveram como causa a sepse/choque séptico. Conclusão: Obter o conhecimento sobre características sociodemográficas e de saúde de idosos na UTI é importante para os profissionais desse local, pois possibilita conhecer essa população específica e, com isso, propor adequadamente intervenções que considerem suas especificidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons