Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuisaRezendeMartinello_tcc.pdf999,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lesões de pele em idosos internados em Unidade de Terapia Intensiva
Autor(es): Martinello, Luísa Rezende
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Ferimentos e lesões
Idosos - pele
Idosos - saúde
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: MARTINELLO, Luísa Rezende. Lesões de pele em idosos internados em Unidade de Terapia Intensiva. 2018. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar as lesões de pele apresentadas por pacientes idosos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário do Distrito Federal durante o ano de 2015. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa, baseado em análise de prontuários. Foram identificados 193 prontuários de pessoas admitidas no ano de 2015. Dentre os prontuários, 50,8% (n = 98) deles eram de idosos e 83,7% (n = 82) apresentaram lesão de pele durante a internação, a maioria (67,1%), eram procedentes da clínica cirúrgica ou centro cirúrgico e ficaram internados entre um e 10 dias. Destacou-se a ferida operatória e a falta de registros sobre as características destas lesões em prontuário. A falta de registro pode acarretar danos para a instituição, dificuldade de acompanhamento e avaliação dessas lesões, bem como, má gestão de recursos, e para o próprio profissional que não teria como comprovar suas ações já que estas não foram registradas adequadamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons