Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23196
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClaraMartinsDeOliveira_tcc.pdf658,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Audição musical para alívio da ansiedade do acompanhante pediátrico
Autor(es): Oliveira, Clara Martins de
Orientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Musicoterapia
Ansiedade
Enfermagem pediátrica
Pacientes - acompanhantes
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: OLIVEIRA, Clara Martins de. Audição musical para alívio da ansiedade do acompanhante pediátrico. 2018. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: investigar os efeitos da audição musical sobre os níveis de ansiedade pós-operatória de acompanhantes de crianças submetidas a cirurgias em comparação ao cuidado convencional de uma clínica cirúrgica pediátrica. Método: estudo quase-experimental realizado em um hospital público de ensino com 62 acompanhantes de crianças em pós-operatório. O grupo controle – GC (n=32) foi submetido aos cuidados convencionais da unidade e o grupo experimental – GE (n=30) foi submetido à audição musical. Ambos os grupos tiveram os indicadores fisiológicos aferidos, nível de ansiedade mensurado por meio do Inventário de Ansiedade Traço-Estado e responderam um questionário estruturado para caracterização da amostra. Resultados: GE apresentou médias mais elevadas e estatisticamente significativas nos itens do Inventário de Ansiedade Traço-Estado sentir-se “à vontade”, “descansado”, “descontraído” e “satisfeito” em relação ao GC, após a audição musical. Conclusão: a audição musical tem o potencial de reduzir o nível de ansiedade pós-operatória dos acompanhantes de crianças submetidas a cirurgia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
DOI: 10.18471/rbe.v32.28159
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons