Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThayaneSoniaraOliveiraRodrigues_tcc.pdf621,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Meia hora para mudar a minha vida : a pátria como espaço do afeto
Autor(es): Rodrigues, Thayane Soniara Oliveira
Orientador(es): Ribeiro, Lúcia Helena Marques
Assunto: Literatura e sociedade
Portugal - história
Família
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: RODRIGUES, Thayane Soniara Oliveira. Meia hora para mudar a minha vida: a pátria como espaço do afeto. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho procura analisar os espaços narrativos da obra Meia hora para mudar a minha vida, de Alice Vieira, entre os quais, o teatro, onde os símbolos da pátria são preservados juntamente com as relações de afeto, diferentemente do espaço tradicionalmente familiar no qual a falta de amor e acolhimento pode representar o exílio. Em um primeiro momento, serão apresentados o contexto histórico-político de Portugal, descrevendo assim o seu percurso desde a luta da sociedade contra o governo de Salazar, até o reestabelecimento da democracia com a então Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1975. No segundo momento, serão discutidos os aspectos da narratividade, a maneira como estes se relacionam com a obra, desempenhando assim papéis essenciais e indispensáveis, bem como a dimensão sociocultural da literatura implícitas na obra, abordados através das contribuições de Carlos Reis, em seu livro O Conhecimento da Literatura – Introdução aos Estudos Literários. E finalmente, no último capítulo, serão analisados os espaços narrativos da obra e os seus significados naquilo em que valem para a construção do sentido de pertencimento afetivo e de nacionalidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons