Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrendaAlves_tcc.pdf320,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos poemas Tocantins de sangue e Neste século de dor : Eliane Potiguara
Autor(es): Alves, Brenda
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Literatura indígena
Poesia
Feminismo
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: ALVES, Brenda. Análise dos poemas Tocantins de sangue e Neste século de dor: Eliane Potiguara. 2019. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os poemas “Tocantins de sangue” e “Neste século de dor” da Eliane Potiguara, e neles discutir os elementos que comprovam a preocupação da escritora com a realidade que os povos indígenas vivem. A obra de Eliane Potiguara revela os anos de sofrimento vivenciados pelos primeiros povos do Brasil, fazendo de sua criação poética, a porta-voz dos anseios do seu povo. Os poemas analisados possuem elementos nos quais percebe a luta e inquietação aos problemas que povos indígenas sofreram e sofrem ainda. Nessa inquietação a escritora denuncia séculos de lutas, através da sua poesia ela expressa o sangue que foi derramado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons