Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VictorEduardoSouzaCampos_tcc.pdf211,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBacelar, Agatha Pitombo-
dc.contributor.authorCampos, Victor Eduardo Souza-
dc.identifier.citationCAMPOS, Victor Eduardo Souza. Aspectos performativos e musicais do Ditirambo II de Píndaro. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que o ditirambo integrava uma festa em honra de Dioniso. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Ditirambo II de Píndaro dedicado a Tebas, mas a festa tebana na qual o poema foi executado é uma questão em aberto. Porém, uma vez que a ocasião de performance participa ativamente das significações do poema, tanto por suas funções pragmáticas quanto por servir de referência enunciativa de seus enunciados, propomos, ainda que hipoteticamente, a identificação da festa tebana para a qual esse ditirambo foi composto, tornando-se um ponto de grande pertinência para a análise de suas significações. Tais significações, além de se construírem nas relações com a ocasião de performance, também dependem da dimensão sonora do poema, à qual podemos ter um acesso parcial pela escansão de seus versos. Com isso, a problemática do presente trabalho se situa no campo da reconstituição tanto da ocasião de performance do referido fragmento pindárico quanto dos possíveis efeitos de sua sonoridade no grego antigo. Por fim, a pesquisa propõe uma tradução do Ditirambo II em português considerando os aspectos sonoros do poema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeuses gregospt_BR
dc.subject.keywordMisticismo e poesiapt_BR
dc.titleAspectos performativos e musicais do Ditirambo II de Píndaropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T12:06:20Z-
dc.date.available2020-02-19T12:06:20Z-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23189-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1It is known that the dithyramb was part of festivities in honor of Dionysus. The present work aims at presenting Pindar’s Second-Dithyramb, although the Theban festival in which the poem was performed is an open question. However, since the performance occasion actively builds the significations of the poem, both for its pragmatic functions and for serving as an enunciative reference of its statements, we propose, even hypothetically, the identification of the Theban festival for which this dithyramb was composed, becoming a point of great relevance for the analysis of its significations. These meanings, besides being built in the relations with the occasion of performance, also depend on the sound dimension of the poem, to which we can have partial access by the scansion of its verses. Thus, the problem of the present work lies in the field of the reconstitution both of the performance occasion of the aforementioned Pindaric fragment and of the possible effects of its sonority in the ancient Greek. Finally, this research proposes a translation of Pindar’s Second-Dithyramb in brazilian portuguese considering the sound aspects of the poem.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons